12 outubro, 2008

«Zé Sócrates» substitui «Zé Carlos»

Confesso que estava quase a «aterrar» no maravilhoso mundo do sono, quando o sketch do «Momento da Verdade Socialista» me resgatou para a realidade. O segundo episódio do «Zé Carlos» estava soporífero quando entrou em cena «Zé Sócrates» submetido ao polígrafo de Teresa Guilherme e à pergunta se o seu governo é verdadeiramente socialista. Os colaboradores do Primeiro-Ministro, que assistiam à prova, apressaram-se a fazer soar a luz vermelha, não fosse a máquina fazer das suas. Brilhante o recurso a Karl Marx, desejoso de fazer justiça pelas próprias mãos a um Sócrates que fez algo mais do que meter o socialismo na gaveta. Parabéns ao quarteto dos Gato Fedorento. Só lembramos que o seu programa na SIC tem 40 minutos de duração. O de esta noite, para mim, durou...5 minutos.

Revelações de caserna

No futebol e na política, os «vira-casacas» são uma espécie em vias de multiplicação. Valentim Loureiro acaba de sofrer na pele a experiência de um seu homem de confiança, que agora o combate, às claras. Nuno Nogueira Santos, foi assessor do Major durante alguns anos na Câmara de Gondomar e publica, com a chancela da Prime Books, «A Varinha Mágica de Valentim Loureiro - Méritos, Truques e Habilidades Políticas». Episódios com galinhas oferecidas, «cunhas» e «tachos» são alguns dos ingredientes de um livro que promete fazer correr muita tinta. Nuno Santos prevê ainda que o tempo político do Major «está a acabar» e recusa que a vitória nas autárquicas de 2009 seja um dado adquirido. Discordamos. Ainda há muitos electrodomésticos por distribuir no concelho de Gondomar...

Missa ou futebol?

O presidente do Sporting concedeu uma extensa entrevista ao «DN» de sexta-feira onde defende a realização de jogos da Primeira Liga às 11h ou ao meio-dia, aos sábados e aos domingos, à semelhança do que acontece em Inglaterra. Sucede que além-Mancha os jogos se realizam áquela hora madrugadora para serem transmitidos em prime-time no oriente. Não se sabe a orientação religiosa de Soares Franco, mas agendar um jogo grande para o fim da manhã de um domingo, por exemplo, podia suscitar a ira da Igreja, numa altura em que os «fiéis» debandam dos templos sagrados.

O novo sopro do «Zé»

Com o aproximar do Natal, as novidades literárias multiplicam-se como cogumelos. A Gradiva anunciou que o novo romance de José Rodrigues dos Santos, no mercado dentro de duas semanas, vai chamar-se «A vida num sopro». Mais pormenores não foram revelados, para evitar esgotar o efeito surpresa, exceptuando que se trata de um romance «sobre o século XX português». Temos mais Salazar na calha?

Empate «à sueca»

Portugal empatou a zero na Suécia e, uma vez mais, lembrámo-nos, todos, de «Filipão». Scolari é como aquela namorada com quem vivemos momentos felizes e irrepetíveis, já não podemos ouvir falar da dita, mas, no fundo, ela está sempre na nossa cabeça e nas associações diárias que fazemos.

Chávez dos Leitões

«Portugal está para Chávez como a Mealhada está para a malta que faz a A1 várias vezes por semana. Descansa-se, come-se e segue-se viagem», Ricardo Costa, Diário Económico, 10 Outubro 2008