24 setembro, 2008

O porta-voz e a voz do dono


O porta-voz de Santana Lopes e a voz do dono dos socialistas e de Mário Soares são os comentaristas da noite na «Análise» na cada vez mais decadente SIC-Notícias. Já perceberam de quem estamos a falar, mas para os mais incautos, os senhores chamam-se Luís Delgado e Mário Bettencourt Resendes. Deve custar imenso aos responsáveis do canal dar uma vassourada a estes camaradas. Representar a quota de «pesos pesados» da política lusa, confere uma certa «imunidade», nem por isso parlamentar.

A frase do dia

«O futuro da raça humana está no Espaço (...) será muito difícil evitar um desastre no Planeta Terra nos próximos cem anos», Stephen Hawking, cientista, durante a apresentação do seu novo livro, El Mundo, 24 Setembro 2008

Beijo quente de um «pé frio»

Para ganhar votos faz-se tudo. Gordon Brown que o diga. Está bem necessitado de recuperar votantes. No encerramento do congresso dos Trabalhistas, em Manchester, deu um programado e cinéfilo beijo na mulher, Sarah. Parece que a british press gostou da cena e elogiou o discurso do PM britânico. Lamentavelmente esta manhã demitiu-se a ministra dos Transportes. Como dizem os brasileiros, Brown é um «pé frio».

À margem da realidade

No País que pariu o «Magalhães», permite-se que 30 indivíduos agridam selvática e indiscriminadamente pacatos cidadãos, como aconteceu ontem em Alhos Vedros, na margem sul do Tejo. No País que pariu o «Magalhães», perante a impotência da polícia face ao disparar da criminalidade violenta e gratuita, ganha peso o ressurgir do fenómeno das milícias populares, especialistas em linchamentos sumários. Ainda não se exige o recurso aos militares para impôr a ordem, como Berlusconi anda a fazer em Itália para espantar os imigrantes, mas enquanto o País que pariu o «Magalhães» não reprimir o mais pequeno acto delitivo que escape à norma, continuaremos entregues à bicharada.

O guru falou, tá falado

O guru das agências de comunicação, Luís Paixão Martins, dá uma entrevista à revista «Meios & Publicidade», de onde se pode extrair uma frase muita curiosa, que citamos, com a devida vénia: «Em Angola há jornais que fazem mais oposição ao governo do que os jornais portugueses fazem ao governo português». O administrador da LPM, que já fez dezenas de campanhas para todos os políticos portugueses «nascidos» depois do 25 de Abril e que agora tem interesses importantes em Angola, sabe do que fala. Para meditar...

Banir os «lenhadores» dos relvados


Enquanto os senhores da bola se entretêm a discutir a instalação de dispositivos electrónicos nos jogos de futebol, os temíveis «lenhadores» continuam a distribuir «fruta» pelos relvados. Rodrigo Possebon, um brasileiro de 19 anos contratado pelo Manchester United, foi varrido pelo austríaco Emanuel Pogatetz do terreno. O árbitro fez o mínimo que lhe competia: mostrar o cartão vermelho. A fractura da perna direita de Possebon não se confirmou, mas ficou o susto e a condenação da atitude do defesa do Middlesbrough. Situações destas são para punir severamente. Não com semanas de suspensão para os infractores, mas com meses de afastamento.