22 setembro, 2008

Neck and neck

A revista «New Scientist» analisou 150 discursos políticos e concluiu que o de Barack Obama é o mais «manipulador». Estratégias à parte, a verdade é que o efeito Palin parece estar a esfumar-se. A seis semanas das presidenciais americanas, Obama tem 2 pontos de avanço sobre McCain. Mas a disputa permanece cerrada. Neck and neck como se diz por lá. Na madrugada do próximo sábado, os dois protagonistas enfrentam-se no primeiro assalto televisivo.

Anti-choque, anti-água e anti-bombardeamentos

O presidente venezuelano apresentou no seu programa semanal o computador “Magalhães”, de fabrico português, e descreveu que este portátil que será também vendido no país suporta o impacto de bombardeamentos. No programa “Alô Presidente”, no domingo, Hugo Chavez anunciou a compra de um milhão destes computadores para crianças de 5 a 11 anos e explicou que estes estão equipados com um sistema de corte de energia para evitar que os portáteis se avariem. «Este sim é um verdadeiro computador que aguenta bombardeamentos», acrescentou o líder venezuelano. Serão as relações Caracas-Lisboa à prova de tudo?

A frase do dia

«Não me ia meter nisto por dois anos se não tivesse em vista que este mandato só faz sentido como um mandato para arrumar a casa e preparar o mandato de fundo de, pelo menos, 4 anos», António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, Diário Económico, 22 Setembro 2008

São os automóveis, estúpido!

Depois do êxito da primeira edição do Dia Europeu Sem Carros, as iniciativas seguintes têm sido um autêntico bluff para enganar o povo. Cortam-se ruas sem saída e outras artérias de terceira linha para justificar o dia 22 de Setembro. O trânsito em Lisboa e Porto esteve caótico. No mesmo dia, o autarca-modelo Costa, anuncia um investimento de 5 milhões de euros para criar 40 quilómetros de novas vias cicláveis e recuperar outras existentes. Mais areia para os olhos dos concidadãos e uma forma de ganhar tempo até ao acto eleitoral daqui a um ano. A frase do dia, que em cima destacamos, explica o que acabámos de dizer.

Grandes homens, gestos simples

Corria o ano de 2005. Se não me falha a memória estávamos em pleno mês de Agosto. Adolfo Roque, fundador da Revigrés, líder em revestimentos e pavimentos cerâmicos, reconhecida nacional e internacionalmente, e patrocinador do FC Porto há 27 anos, recebeu-me para uma entrevista no seu escritório em Barrô, Águeda, paredes-meias com a enorme fábrica. Falou, abertamente, e sem restrições do seu negócio e especialmente da ameaça comercial que, já então, se desenhava a Oriente, através dos chineses. Houve tempo e disponibilidade para um almoço descontraido - na Bairrada, só podia ser mesmo leitão. De seguida, mostrou-me um pouco da sua terra natal, Barrô, e do legado que deixaria aos seus quando, como o comum dos mortais, deixasse a companhia dos vivos. Adolfo Roque morreu hoje aos 73 anos. Ao ler a notícia, procurei reconstituir todos os momentos desse dia. E recordei-me dos gestos e das palavras simples de um homem que construiu e deixa um vasto império. Afinal, ele foi um dos grandes empresários portugueses. Pena que poucos tenham reparado por isso.