22 agosto, 2008

«Muita parra, pouca uva»

Octávio Machado strikes again, em momento inesperado. O ex-treinador do FC Porto e do Sporting concede amanhã uma entrevista ao «Expresso», antecipando o lançamento do seu livro «Vocês sabem do que eu estou a falar». Se o conteúdo da obra corresponder à postura de «muita parra, pouca uva» do palmelão ao longo dos anos em que esteve no futebol, não são de esperar grandes revelações. Mais uns tiros de pólvora seca do agricultor de Palmela.

Assim é a nossa imprensa

Depressão e frustração (DN - 21 Agosto 2008)
Euforia e celebração (DN - 22 Agosto 2008)

O coleccionador de disparates

O ministro recordista na produção de disparates, voltou a meter o pé da argola, perante a passividade da comunicação social e da opinião pública, entretidos com a participação portuguesa nos jogos do Oriente. Mas depois de ter atravessado o «deserto», e sobrevivido, também não seria desta que Mário Lino seria abatido ao efectivo governamental. O ministro das Obras Públicas disse, depois da tragédia aérea de Madrid, que este acidente «chama a atenção para os riscos da localização de um aeroporto dentro de uma cidade». Argumentos dignos de um verdadeira oportunista, na ânsia de justificar a opção Alchochete. Para que se avive a memória a Lino, desde o ano da sua inauguração, em 1940, só caiu um avião, e de pequeno porte, nas imediações do aeroporto da Portela. Sá Carneiro e Amaro da Costa eram dois dos seus ocupantes. E o acidente, afinal, foi um crime.

Um autarca de «flashes» e de «vipes»

Conta a Lusa, que estava o presidente da Câmara de Viana do Castelo na varanda dos paços do concelho com a sua esposa a apreciar um desfile de mulheres vestidas à vianesa, quando, subitamente, «teve um flash». Defensor de Moura, assim se chama o autarca, pretende mudar o nome de uma das principais artérias da cidade, a Rua Candido dos Reis, rebaptizando-a de Avenida das Mordomas da Romaria, por causa de um "flash" que teve esta manhã. «Esta rua não pode continuar a chamar-se Cândido dos Reis, tem que se chamar Avenida das Mordomas da Romaria", defendeu, convicto, Defensor de Moura, que já anunciou que vai levar a proposta de alteração do nome à próxima reunião do Executivo. Quanto ao "velho republicano" Cândido dos Reis, Moura disse que vai propor a deslocalização do seu nome «para outro sítio da cidade». «Não faltará sítio», referiu. Com autarcas desta competência, com decisões mais rápidas do que a velocidade da luz e transcendentais para a vida das populações, o povinho só pode dar graças a Deus por esta benção.