20 agosto, 2008

Uma inconfidência embaraçosa

Caracas, 20 Ago (Lusa) - O Presidente venezuelano, Hugo Chávez, usou terça-feira à noite o exemplo de Portugal para salientar o crescimento económico da Venezuela, referindo que o primeiro-ministro José Sócrates lhe disse recentemente que a economia portuguesa "está estancada". "Há pouco [tempo], estive em Portugal e que me comentava o nosso amigo, o primeiro-ministro (José) Sócrates? Que a economia portuguesa está estancada! Estancada? E nós estamos crescendo 7,1%, é um dos primeiros lugares [em crescimento] em todo o mundo", afirmou Hugo Chávez. O chefe de Estado da Venezuela aludia ao encontro que manteve com José Sócrates, quando visitou Portugal a 23 e 24 de Julho.

Segurança low cost

A tragédia no aeroporto de Barajas, em Madrid, com a queda de um avião da Spanair custou a vida a mais de 140 pessoas e colocou no olho do furacão a segurança que é oferecida pelas companhias aéreas de baixo custo. O debate está relançado.

Desportivismo de luto

O futebol português é um paraíso se compararmos, por exemplo, com a Itália. Dentro de campo e até na morte. Durante o enterro, hoje, do presidente da Roma, os tiffosi da equipa da capital insultaram e lançaram garrafas de água ao director do AC Milan, Adriano Galliani, que saiu com o fatinho encharchado das exequías fúnebres de Franco Sensi. Nao havia necessidade.

Pérolas de Verão

Diálogo entre jornalista e desalojada de um incêndio ocorrido esta manhã em Gaia, «Jornal da Uma», TVI, 20 Agosto 2008:
Repórter TVI - Como é que está a ver está situação?
Desalojada - Eu não estou é a ver nada...

O Ben Johnson do século XXI?

Não sabemos se Usain Bolt é um «extra-terrestre» ou é mais um cliente das substâncias proibidas, mas hoje voltou a assombrar na pista do «ninho de pássaro», ao bater por dois centésimos o record dos 200 metros, com 12 anos de validade, pertencente ao lendário Michael Johnson. 19,30 é o novo registo, na posse do jamaicano que se assemelha, em demasia, ao canadiano Ben Johnson, o outrora ídolo das pistas de milhões, até cair em desgraça. Assiste-se à fulgurante ascensão de Bolt, surgirá a queda?

Profissões alternativas

Perseguições em viaturas de alta cilindrada de carros de valores, e o seu posterior rebentamento com explosivos, e um proprietário de ourivesaria baleado mortalmente, foi o saldo do submundo do crime em mais um dia de Agosto. A pouco e pouco, vai-se compreendendo porque é que a taxa de desemprego está alta e as ofertas de emprego são recusadas. As ocupações dos pseudo-desempregados são outras. Mais rendosas, naturalmente...