03 agosto, 2008

Os ABBA são eternos

Um fenómeno intemporal. Os ABBA não páram de fazer história, muito depois de terem terminado: o seu álbum «Gold», lançado pela primeira vez em 1992 e que reúne os grandes êxitos da banda sueca, regressou, 16 anos depois, ao topo das «charts» britânicas, desalojando os Coldplay. Esta compilação já vendeu um total de 26 milhões de cópias e promete não ficar por aqui, ainda para mais porque vai estrear em toda a Europa o musical «Mamma Mia», protagonizado por Meryl Streep e Pierce Brosnan. Desde a sua formação, o quarteto sueco vendeu 350 milhões de discos em todo o mundo e pese embora se ter desfeito há mais de duas décadas, continuam a ser vendidos 3 milhões de cópias dos seus albuns anualmente.

Comparado com este, os McCann são uns meninos de coro

Se pensaram que já tinham visto, lido e ouvido tudo, aqui vai mais uma para estarrecer as mentes mais liberais e que prova que os McCann até acabam por ser uns meninos de coro comparados com a história que a seguir descrevemos. Diz o DN de hoje, que um homem de 40 anos, ao que parece aborrecido com os seus dois filhos, gémeos de 11 anos, não foi de modas e deixou-os apeados, às 3 da madrugada (!!!) na berma da Estrada Nacional 125, em Silves. Segundo reza a crónica, o cavalheiro tinha bebido uns copos a mais e não teve paciência para os rapazes, que não tiveram outro remédio senão caminhar uns quilómetros até encontrar, lá pelas 6 da manhã, uma brigada da GNR. O indivíduo continua por localizar. Segundo a lei, o abandono é punido com pena de prisão até 5 anos. Sugiro que se divulgue a identificação do senhor, para que pelo menos os seus vizinhos e amigos o possam censurar. Pois quanto à Justiça, temo que seja demasiado branda.

A geração «gastrosexual»

Esqueça a designação «metrosexual». O que está a dar é o «gastrosexual». Confuso? Não esteja. Chama-se «gastrosexual» aos homens apaixonados pela comida, pelo prazer que dela retiram, não tanto pela sua degustação, mas pela confecção. E a novidade é que estes garanhões, agora trajados com aventais e de volta dos tachos e das panelas, servem-se das suas habilidades gastronómicas para seduzirem, nas suas próprias casas, embevecidas damas. Está bom de ver que conquistar pelo corpo atlético, musculado e a pele sedosa, já era. Sinais dos tempos.

Quando a Justiça desce aos infernos

Dois casos dos sistemas judiciais espanhol e inglês, ocorridos há um par de dias, bem que podem consolar as frustrações acumuladas na Justiça indígena. Em Espanha, a libertação do terrorista Juana Chaos, responsável por 25 crimes. O operacional da ETA foi condenado a 3 mil anos de cadeia, mas cumpriu apenas 21, por não estar abrangido pelo novo código penal. Ironia das ironias: regressa à sua casa em S. Sebastian, tendo como vizinhança familiares de várias das suas vítimas em acções terroristas. Em Inglaterra, Barry George esteve 8 anos na prisão por alegadamente ter morto a apresentadora de TV, Jill Dando. O tribunal ilibou-o sexta-feira de qualquer responsabilidade no caso. Ouvir isto não melhora a nossa Justiça, mas pelo menos, por um momento, faz-nos sentir que não vivemos no pior dos mundos.

A multiplicação dos Clooney

Notícia que interessa aos indefectíveis das cápsulas de cafeína, verdadeiros responsáveis pela quebra de venda de «bicas» nos respectivos bairros: a Nespresso inaugura em Setembro a sua segunda loja, em Lisboa. O sítio escolhido não podia ser melhor: a Av. António Augusto de Aguiar, entre o El Corte Inglés e a «C&A». A imagem de marca, George Clooney, já figura na porta do estabelecimento, onde se pode ler a informação que a abertura está para breve. Por alturas do Natal, a concorrência com o vizinho Corte Inglés na venda de máquinas será intensa. Segundo consta, nas últimas festas natalícias o colosso espanhol «despachou» uma média de 150 máquinas por dia.

3 primeiros-ministros interinos

As férias dos políticos do Governo vão motivar uma frenética dança das cadeiras na liderança do executivo. Sócrates já está a banhos ou num qualquer safari (o seu destino permanece incerto) e delegou nas três semanas em que vai estar fora a presidência do Conselho de Ministros a Nuno Severiano Teixeira, da Defesa, Teixeira dos Santos, das Finanças, e Luís Amado, dos Negócios Estrangeiros. A menos que haja uma onda de incêndios ou novo boicote dos camionistas é de prever que o retiro do guerreiro em 2008 seja tranquilo.

Salamaleques jornalísticos

O «Correio da Manhã» tem dedicado uma especial atenção a alguns membros do Governo, nomeadamente no que concerne à sua vida pessoal. Há umas semanas, acompanhou, «em exclusivo», o Primeiro-Ministro na sua deslocação à Corunha para estar ao lado do irmão, que foi submetido a um transplante delicado. Numa edição da última semana, publicou uma peça em que reforçou a simpatia para com o executivo. Nela, Rui Pereira, o Ministro da Administração Interna, foi fotografado de manhã numa praia algarvia, acompanhado da mulher, e à tarde, já de fato e gravata, esteve presente na inauguração de uma esquadra em Faro. Título: «Ministro faz praia e inaugura esquadra». Moral da História para consumo do leitor mais incauto: mesmo em pleno verão, o homem não pára. Tanto salameque só pode ser explicado pelo interesse que o dono do «CM», o engenheiro Paulo Fernandes, tem na atribuição do quinto canal de televisão.