23 julho, 2008

A malta é mais «gamar»

Perfumes, pilhas, máquinas de barbear e até preservativos. Nada escapa ao instinto larápio dos «tugas». Segundo o «Público» de hoje, os roubos nos supermercados e hipermercados em Portugal estão a aumentar desde 2004 e no ano passado atingiram mais de 66 milhões de euros, cerca de 0,53 por cento dos 12.500 milhões de euros de receitas obtidas por estes estabelecimentos. Mais curioso, é que os lesados não têm dúvidas em afirmar que grande parte dos furtos «são cometidos, em fatias iguais, por trabalhadores e por consumidores" e «de forma organizada». Com tantos membros activos na arte de «gamar», sugiro que se crie com carácter de urgência um interveniente e reivindicativo Sindicato dos Trabalhadores do Gamanço.

A verdade do inspector retirado

O inspector reformado, Gonçalo Amaral, está a dominar a semana informativa. Amanhã será um dos dias mais mediáticos da sua vida. Vai apresentar um livro com pompa e circunstância na capital e segue de imediato para duas entrevistas de fundo em dois canais televisivos. Dos extractos que a imprensa publica, Amaral revela muitos dados dos interrogatórios ao casal McCann e aos seus amigos. Garante que a menina morreu, acidentalmente, naquela noite de 3 de Maio, avança que Kate terá dado pistas sobre a eventual localização do corpo da menina e, finalmente, deixa no ar as tendências pedófilas de um dos amigos dos McCann, curiosamente o organizador da viagem ao Algarve.
«Na terceira ou quarta noite em Maiorca, depois do jantar, comendo e bebendo, quando se encontravam sentados ao redor de uma mesa num pátio exterior da casa, K.G. assiste a uma cena que lhe causa receio relativamente ao bem-estar da sua filha e das outras crianças. Estava sentada entre Gerry McCann e David Payne, quando ouviu este último perguntar se ela, talvez referindo-se a Madelein, faria ‘isto’, começando em acto seguinte a chupar um dos seus dedos, o qual entrava e saía da boca, insinuando um objecto fálico, ao mesmo tempo que, com os dedos da outra mão, fazia círculos à volta do mamilo, de uma forma provocadora e sexual. No momento em que K.G. olhou com estupefacção para Gerry McCann e para David Payne, fez-se um silêncio nervoso. Depois continuaram todos a conversar como se nada tivesse acontecido. Este episódio provocou em K.G. uma séria dúvida relativamente ao relacionamento de David Payne com crianças. Ainda noutra ocasião, K.G. voltaria a ver David Payne a fazer os mesmos gestos, desta vez falando da própria filha. Naquele período de férias eram os pais que davam banho às crianças, mas a partir dali K.G. nunca mais deixou o David Payne aproximar-se da sua filha. Depois dessas férias em Maiorca, K.G. só encontrou o casal David e Fiona Payne numa ocasião, não falando com eles desde essa altura».
Fonte: «A verdade da mentira», Gonçalo Amaral, Editora Guerra e Paz

O canal teso, com capricho de rico

Os portugueses são uns falidos, mas não perdoam um luxo. A RTP, é tal e qual. Está na penúria, mas volta e meia adora cometer um excesso. Soube-se esta tarde que o canal do Estado vai transmitir nos próximos quatro anos, um jogo por semana, em sinal aberto, da Liga Portuguesa de Futebol, depois de ter vencido o concurso, superando as propostas da SIC e da TVI. A SportTV, de Joaquim Oliveira, detentora dos jogos todos do campeonato, cede uma pequena fatia à RTP, por valores que ninguém ousa divulgar, mas que devem ser chorudos. A anterior administração da RTP nem queria ouvir falar em gastar milhões com o futebol. Esta, pelos vistos, empenhou os anéis e os dedos para ficar com 30 jogos em aberto. Será um balão de oxigénio em termos de audiências, indicador que anda pelas ruas da amargura para os lados da Marechal Gomes da Costa, mas fica o amargo de boca para o contribuinte que vai pagar os caprichos dos gestores do Estado e não bufa.

Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça!

Hugo Chávez - Eres un monstro, camarada Sócrates. Me encanta tu manera de ser.
José Sócrates - E tu és um porreiro, pá. Vou convidar-te para a minha campanha eleitoral do próximo ano para fazeres concorrência aos comícios ao Alberto João Jardim e depois ensinas-me a fazer um programa como o que tens na Venezuela, a que vou dar o nome de «Alô, Primeiro-Ministro».

Sexo, mentiras e video


Um sonho tornado pesadelo por uma vingança cometida três anos antes, após a ruptura de um relacionamento. A vítima, Chiara Fantoni, recém-eleita Miss Modena, foi excluída do concurso de Miss itália por ter sido divulgado um video, quando tinha 15 anos, na internet. O ex-namorado da menina está sob investigação por, alegadamente, ter posto a circular o filme em que Chiara aparece em poses menos recomendáveis.

Humor à espanhola

A revista satírica espanhola «El Jueves» volta, um ano depois, a gozar com os príncipes das Astúrias. Depois de o ano passado, por esta data, ter feito uma caricatura onde Letícia e Felipe apareciam em poses íntimas, a publicação vestiu um pouco mais os monarcas e mudou o cenário do leito real para a proa de um barco. Pelas interpretações que num primeiro olhar podemos fazer da imagem que em cima publicamos, não está garantida que a revista, à semelhança da editado o ano passado, não seja apreendida por ordem judicial.

Ponto final

João Vieira Pinto deu hoje por encerrada a sua carreira. Na memória de todos, fica o jogo mágico dos 6-3 do Benfica em Alvalade, uma inesquecível e autêntica serenata à chuva, e os dois campeonatos mundiais de sub-20, conquistados na Arábia Saudita e em Lisboa. A manchar o seu percurso desportivo fica a agressão ao árbitro do Coreia-Portugal no mundial 2002 de tristes recordações para as nossas cores e a «vassourada» que Vale e Azevedo lhe deu, prontamente aproveitada pelo rival da Segunda Circular. Sem esquecer, as célebres sessões de boxe dentro das quatro linhas com Paulinho Santos. Até à vista, «menino de ouro» (não o Sócrates, o João)!