21 julho, 2008

Quanto se gastou nesta brincadeira?

O caso que mais publicidade, negativa e positiva, deu a Portugal nas últimas décadas, foi engavetado por ordem do Procurador da República. Mas não se pense que a história termina aqui. Os livros, os filmes e as séries, ainda agora começaram. O livro de Gonçalo Amaral, lançado na «hora H» e que será apresentado quinta-feira no El Corte Inglés, promete ser um dos mais vendidos da saga. Entretanto, talvez fosse interessante que o Estado responsável fizesse a contabilidade para apurar quanto se gastou dos nossos bolsos durante toda a mega-investigação.

A frase do dia

«Será um prazer dar um abraço ao Rei, mas tu sabes, Juan Carlos, que eu não me vou calar (..) seguiremos a falar, para um mundo fraterno e igual», Hugo Chavez, no seu programa «Alô Presidente», dias antes de iniciar a sua digressão pela Europa onde se espera tenha um encontro com o Rei de Espanha, 21 Julho 2008

Letizia, a nova musa do craque

Mesmo de muletas, Cristiano Ronaldo não brinca em serviço. Fora de campo, está claro.
Diz o «Corriere de la Sera» que o jogador português tem uma nova conquista. Chama-se Letizia Filippi, tem 30 anos, e reside nos arredores de Roma. Já participou em programas televisivos e foi terceira classificada no concurso de Miss Itália em 1994. Refere a mesma fonte que Letizia deixou-se seduzir por uma avalanche de SMS e de flores do craque português. Um dia destes não se admirem que Ronaldo apareça a pedir para que o deixem sair para a Roma ou a Lazio, apaixonado pela competitividade do Calcio.

A indiferença pode matar

As sociedades indiferentes estão condenadas a desaparecer. Ou pelo menos, a definhar. O caso que a imprensa italiana relata é prova de um chocante alheamento. Na sexta-feira, duas raparigas ciganas, de 14 e 16 anos, residentes num acampamento proximo de Napoles, depois de uma manhã a pedir esmola, dirigiram-se à praia de Torregaveta, onde morreram afogadas. Os corpos das adolescentes ficaram horas à espera de serem removidos, unicamente cobertos por duas toalhas, enquanto muitos banhistas permaneceram impávidos e serenos no areal. A repercussão da imagem na stampa italiana, digna de uma campanha publicitária do polémica Oliviero Toscani para a Benetton, provocou a revolta na população de um país que trata os emigrantes, as raças ou etnias diferentes do padrão, como criminosos. Que nos sirva, também de lição. As «Quintas da Fonte» multiplicam-se por esse Portugal fora.

Os homens medem-se com tacos

A célebre frase «os homens não se medem aos palmos» não entra na cabeça de algumas figuras públicas. Berlusconi, Sarkozy, Tom Cruise, Elton John ou Karl Lagerfeld, integram a selecta lista. O primeiro-ministro italiano usa, para disfarçar o seu baixo tamanho, uns tacos de 5 a 7 centímetros; o presidente francês recorre a uns tacos de 7 centímetros para manter-se à altura de Madame Bruni; Elton John usa uns de 5 centímetros para aparecer ao lado do seu mais que tudo; Tom Cruise usa uns de 3 centímetros para equiparar-se a sua (ainda) esposa. Finalmente, o estilista Karl Lagerfeld bate todos os recordes, ao usar tacos com 9 centímetros, para aparecer ao lado das suas musas. Pensando bem, com uns tacos de 7 ou 8 centímetros o nosso minorca António Vitorino podia aventurar-se numa candidatura a primeiro-ministro, no período pós-Sócrates. Dizem as más línguas, que os portugueses jamais votariam num tipo com 1,60m para chefiar um governo. Más línguas, só podem ser. Nada que um artifício nos sapatos não resolva.