15 julho, 2008

«Ronaldinho já é do Milan»

Imaginem uma situação completamente improvável: José Sócrates, acumulava as funções de primeiro-ministro de Portugal com a presidência do Sporting ou do Benfica e ligava ao serão para um canal televisivo, sua propriedade, para anunciar que acabava de contratar um grande craque. Absurdo, não é? É. Mas Berlusconi fez tudo isso, esta noite, no canal Sky TG24, para anunciar que «Ronaldinho já é do Milan».

A frase do dia

«A alteração estrutural dos preços da energia está para ficar e tudo tem de ser discutido, incluindo o nuclear», Vítor Constâncio, governador do Banco de Portugal, Agência Lusa, 15 de Julho 2008

Rapsódia intemporal

«Bohemian Rhapsody» dos Queen foi eleita no Reino Unido como a melhor canção pop de todos os tempos, à frente de temas de Bryan Adams, Robbie Williams e John Lennon. A empresa Onepoll.com foi a responsável pela sondagem que envolveu 10 mil pessoas.

Mais uma borla

Portugal está a começar a ficar conhecido junto dos PALOP como o «anjinho». Depois da «borla» a Moçambique, hoje foi a vez do senhor ministro das Finanças se ter deslocado a São Tomé e Príncipe para perdoar a dívida externa à ex-colónia no valor de uns míseros 22 milhões de euros. Solidaridade, seja lá o que isso for, a quanto obrigas. O canal do Estado deu 35 segundos(!!!) à notícia.

Cidade abandonada

As hostes socialistas reuniram-se para celebrar (?) o primeiro aniversário da eleição de António Costa para a Câmara de Lisboa. 365 dias depois, a cidade pouco mexeu. Para ser sincero, permanece imóvel. Políticos que aceitam cargos políticos de responsabilidade para gerir carreiras pessoais nunca foi receita que favorecesse as cidades e os respectivos cidadãos. Pelo que temos visto, na capital, até o Moita Flores fazia melhor que o Costa. Com uma vantagem: as deslocações entre os paços do concelho e os estúdios da SIC seriam bem mais curtas.

Já foste, Nereida

Segundo os relatos de alguma imprensa, o namoro «veraniego» de Ronaldo e Nereida já era. Também não se exigia muito mais. A garota cumpriu o objectivo de promover-se durante os seus 15 minutos de fama, enquanto o madeirense, gozou o prato, e estafou uns tostões da sua fortuna com «regalitos» para a mocinha. Venha a próxima!

A mulher de César não basta ser séria...

«Carlos Lobo, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, presta amanhã, quarta-feira, provas de doutoramento. Dois sócios seus, Eduardo Paz Ferreira e Luís Silva Morais, integram o júri. Saldanha Sanches, também nomeado, recusa estar presente, pois o veredicto"pode ser parcial"».
Fonte: Expresso Online

Rugby picante

Há erros que se pagam caro. A cadeia neo-zelandesa, Prime TV, deve estar em polvorosa e com inquéritos internos a decorrer depois de ter interrompido durante 4 minutos um jogo de rugby que estava a transmitir para emitir umas imagens de um filme pornográfico. O pior é que estávamos em pleno horário infantil. Uma espécie de Canal Panda para «tranquilizar» os hiperactivos pequenos. O escândalo alastrou como um rastilho e a concorrência exige responsabilidades. O filme «x» tinha o suculento nome de «Mulheres negras desesperadas II» e estava a ser emitido no Spice Channel 1. Fazendo jus ao nome, é capaz de ter sido um bocado picante (spice) para os petizes.
VIDEO

Silêncio que vai falar o «senador» do Fado

É a maior referência viva da canção nacional. Carlos do Carmo diz que já não tem idade para ser destrutivo, mas recusa calar-se perante o que os seus olhos vêem. O fadista aponta uma boa quota parte das falhas do País às elites e aos políticos, afirma que a concentração de riqueza está a ficar desumana e refere que não há professor que resista à desagregação da instituição familiar e dos valores que esta transmite. O homem que eternizou «Lisboa Menina e Moça» lamenta ainda que os desígnios da felicidade moderna sejam canalizados para a compulsão consumista, sublinhando que existe nesta sociedade «faz de conta» em que vivemos, muita modernice a disfarçar a crueldade. Para ler a entrevista, integral, no «Ensino Magazine» de Julho.

Campanhas sujas à americana

Barak Obama lidera as sondagens e é preciso desestabilizar a campanha e os seus apoiantes. Na guerra do vale tudo, o «New Yorker», publicou um cartoon em que o candidato democrata está com um turbante que recorda Bin Laden e a sua esposa Michelle agarra uma metralhadora, vestindo um fato militar. Ambos encontram-se na Sala Oval da Casa Branca, enquanto a bandeira americana arde na lareira. But last but not the least, marido e mulher cumprimentam-se aparentemente com um choque dos punhos, como habitualmente fazem os jogadores da NBA, mas um comentarista da Fox News foi mais longe e inventou que estávamos perante uma «saudação terrorista».
Obama não vai ter vida fácil. A sua colagem ao fundamentalismo islâmico, que parece ainda não ter captado a atenção da opinião pública americana, ainda agora começou. Resta saber que «artilharia» falta ainda ser disparada.

A jangada de pedra belga

A Bélgica deverá ficar, uma vez mais, orfã de governo. O primeiro ministro, Yves Leterme, foi esta noite apresentar a demissão ao Rei Alberto, fracassadas que foram as negociações entre francófonos e flamengos para uma descentralização política e administrativa. Depois de 9 meses de vazio político absoluto à procura de consensos, este executivo durou apenas 4 meses. A Belgica é cada vez mais um país fracturado. Ironia do destino, ou talvez não, é o país que acolhe a maior parte das instituições da Europa política. A «jangada de pedra» do nobelizado de Lanzarote era, afinal, outra.

A febre do Iphone

O balanço do primeiro fim de semana da febre Iphone não podia ser mais espectacular para a Apple. A versão 3G do novo brinquedo do sr. Jobs vendeu até domingo 1 milhão de unidades em todo o Planeta. O êxtase consumista deve ser alcançado no Natal, com a previsível descida de preço.