09 junho, 2008

Mudança radical

Em rigoroso exclusivo, com a devida vénia do El Mundo, apresentamos em estreia mundial o novo disco dos Coldplay, que será lançado em Portugal a 16 de Junho. Apreciador da banda britânica, não fiquei convencido com a primeira audição do novo «Viva la Vida», produzido por Brian Eno. A ruptura com o passado foi radical, com inevitáveis reflexos na sonoridade. Ligue as colunas e tire as dúvidas.
«VIVA LA VIDA» - COLDPLAY

Os novos loucos

Andam dispersos pelo mundo e matam indiscriminadamente quem lhes aparece à frente. Geralmente são jovens, letrados, sofrem de perturbações sérias e assassinam, a tiro ou à facada, porque sim. Habitualmente deixam mensagens na internet anunciando a tragédia. Dizem «estar fartos da vida». São os novos loucos. A investida do último demente custou a vida a 12 pessoas no centro de Tóquio.

Europeu dos pequeninos

Holanda e Itália protagonizaram, até à data, o melhor jogo do campeonato da Europa. Pelo menos por uma vez, os italianos tiveram um azar daqueles. Este certame, a avaliar pelos primeiros 6 jogos disputados, está a deixar uma sensação de abismo entre equipas. Portugal, Alemanha e Holanda, acima da média, enquanto Roménia e Croácia, num patamar inferior, e Suiça e Áustria, ainda mais abaixo, deixam ficar no ar a ideia que em vez de 16 podiam estar presentes na prova apenas 12 equipas. Infelizmente, o negócio manda.

Jobs desafia Clooney

Steve Jobs deu em San Francisco a notícia para uma boa parte do mundo: o IPhone 3G será posto à venda a 11 de Julho em 22 países, Portugal e Espanha incluídos. O novo «brinquedo» vai custar entre 199 e 299 euros e tem uma bateria que suporta 10 horas de conversação telefónica, 5 a 6 horas de navegação na web, até 7 horas de reprodução em video e até 24 horas de reprodução de audio. O IPhone integra também um sistema de navegação GPS via satélite. Estamos em crer que no próximo Natal as máquinas de café do Clooney vão perder a liderança no top das prendinhas mais pedidas no «sapatinho»...

Maldição europeia

Com o Euro 2008 a absorver a actualidade, ninguém se lembra que quinta-feira a Irlanda vai referendar o Tratado de Lisboa. E devem ser poucos os que sabem que o «não» já vence o «sim» em algumas sondagens, o mesmo seria dizer que o documento rubricado na capital portuguesa ficaria sem efeito. Deitar para o lixo o tão almejado Tratado de Lisboa seria inglório para os camaradas Sócrates e Barroso. Era mesmo pouca sorte, pá!

Presidente sem raça

No dia em que a paralisação dos camionistas domina as atenções, enquanto a selecção das quinas deixa respirar a imprensa por 48 horas, Cavaco Silva recusa pronunciar-se sobre um protesto que afecta extraordinariamente a economia portuguesa, defendendo-se com o exaltar da «raça», em vésperas de 10 de Junho. Ai que saudades das «forças de bloqueio» do Soares...

A fonte vai secar...

100 mil professores e 200 mil trabalhadores indignados, desfilando pelas ruas de Lisboa e milhares de camionistas paralisados por todo o país. Números impressionantes para um Primeiro-Ministro que não se deixa impressionar. As convulsões sociais que alguns anunciaram há alguns meses, começam a conhecer as primeiras manifestações de envergadura. Segundo a ANAREC, a partir de quarta-feira podem começar a «secar» postos de abastecimento. A malta pode ser pobre, mas a «butes» é que não. A rebelião está prestes a começar. A «boa estrela» do Sócrates já era.

A frase do dia

«O Europeu é sempre um momento que envolve descompressão na vida quotidiana (...) mas não faz desaparecer magicamente os problemas», Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência, Diário Económico, 9 Junho 2008