27 maio, 2008

Vai meter água...

O vereador do urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, defende que deve ser equacionada a construção do Metro da capital até Alcântara. Depois do visto no Terreiro do Paço, é de prever mais uma obra de Santa Engrácia e a meter água por todos os lados...

O empreiteiro que um dia foi político

Jorge Coelho assumiu ontem o primeiro dia do resto da sua vida, como presidente da comissão executiva da construtora Mota-Engil. «Os senhores agora têm que se habituar que eu já não tenho vida política», disse para a legião de jornalistas que o rodeavam. O pior é que ninguém acredita que o lado político de «Coelhone» tenha ficado dentro do baú. Aliás, nem ele.

A frase do dia

«Afinal, o socratismo é um subcavaquismo...», José Adelino Maltez, politólogo, «Diário de Notícias», 27 de Maio, 2008

Sarkozy e Bruni são do povo

O presidente francês e a primeira dama estão com o povo. Sarkozy e Bruni chegaram às 5 da manhã ao mercado de Rungis, nos arredores de Paris, para uma visita oficial, rodeados por fruta, verduras, flores e queijos. Mensagem política do dia: «os franceses levantam-se cedo para ir trabalhar.» Cá como lá, o que fazem os políticos para subir uns pontinhos as sondagens!

Há vida para além dos mitos...artificiais



José Mourinho e Cristiano Ronaldo são os dois maiores mitos nacionais dos tempos modernos, construídos, em primeira análise, pelo seu sucesso planetário, e depois pela comunicação social, portuguesa e internacional, sedenta de referências e «imagens de marca». Intramuros, num momento em que a crise atinge o âmago da alma lusa, infiltra-se, a todo o transe, doses industriais de imagens, dicas, boatos e paranóias sobre os dois heróis da História lusa moderna, unicamente para anestesiar o povo. A overdose pode matar. Há vida para além dos mitos...modernos e artificiais. Vamos a acordar enquanto é tempo.

Obsessão laranja

A mudança de imagem do «Telejornal» do canal 1 da RTP deixou em grande alvoroço a redacção da SIC. Segundo a estação de Carnaxide, o novo visual do genérico dos informativos do canal do Estado usam e abusam do laranja, curiosamente a tonalidade mais forte nos separadores do canal de Balsemão. Esta obsessão pelo laranja só pode ser premonição. Será que está em processo de formação a onda laranja que vai mudar o país?

Conselhos de um pai herói

O «pai da pátria» está preocupado e demonstrou-o hoje no grito de alerta que deixou nas páginas do «DN». «Em Portugal, permito-me sugerir ao PS - e aos seus responsáveis - que têm de fazer uma reflexão profunda sobre as questões que hoje nos afligem mais: a pobreza; as desigualdades sociais (..) Já uma vez, nestes últimos anos, escrevi e agora repito: "Quem vos avisa vosso amigo é." Há que avançar rapidamente - e com acerto - na resolução destas questões essenciais, que tanto afectam a maioria dos portugueses. Se o não fizerem, o PCP e o Bloco de Esquerda - e os seus lideres - continuarão a subir nas sondagens.», citámos, com a devida vénia, a passagem mais impactante do escrito do ex-Presidente. Um puxão de orelhas do «pai da pátria», versão soft, para o pai do governo, José Socrate, de seu nome. Mesmo com mais de 80 anos, Soares não prescinde da sua magistratura de influência.