24 maio, 2008

Fado na salada russa

Na indigesta salada russa e balcânica em que se converteu o Festival Eurovisão da Canção, a nossa representante lá fez um pequeno brilharete. A madeirense Vânia Fernandes, interpretando «Senhora do mar», obteve um meritório 13.º posto, com 69 pontos (curioso número), ainda para mais quando era sabido que desde 2003 que Portugal não chegava à final do certame. Está visto que só os madeirenses, neste caso, a Vânia e o Cristiano, é que nos fazem levantar o ego.
PS: A Vânia conseguiu, inclusive, suplantar o representante espanhol, Rodolfo Chikilicuatre. Já ganhámos o fim de semana. Olé!

Pobre Justiça

A frequência dos casos começa a cansar, mas ilustra bem o estado da Justiça indígena. O jovem de 19 anos que se despistou e atropelou mortalmente um cantoneiro da Câmara de Matosinhos, ferindo outros dois, não tinha carta de condução, a viatura era emprestada, não tinha seguro e, mais grave, fugiu sem prestar auxílio aos sinistrados. Fica a aguardar o desenrolar do caso com Termo de Identidade e Residência. Pobre justiça. Não há cadeias suficientes para mandar mais um lá para dentro?

«Eu disse isso?»

Agora que se confirma que durante o mandato do governo socialista, 56 voos, de e para Guantanamo, passaram por território português, talvez fosse boa ideia perguntar ao ministro dos Negócios Estrangeiros se mantém a intenção de se demitir caso a notícia se confirmasse, como veio a acontecer?

A provocadora

O primeiro debate com os candidatos à liderança do PSD foi animado, mas um tremendo arraial, muita por culpa da pivot, Manuela Moura Guedes, que tudo fez para semear a confusão no galinheiro laranja - as audiências devem ter sido boas. Impreparada, a «Manela» pegou em «clichés» e limitou-se a provocar os participantes. O pobre do Patinha Antão, desesperado com a coisa, até lhe chamou «cara amiga». É por estas e por outras que a malta do PS, especialmente Sócrates e Teixeira dos Santos, não arriscam nem a pontinha de um cabelo para estar presentes no Jornal Nacional das sextas-feiras. Saltava-lhes a tampa e o verniz.

Euro fartote

A 2 semanas do início do Euro 2008, a overdose televisiva sobre a selecção de futebol começa a raiar o patológico. Enquanto a TVI fazia eco, de forma exaustiva, sobre o relatório da União Europeia que aponta Portugal como o campeão das desigualdades, o canal público de televisão, que até nem tem os direitos de transmissão dos jogos da prova, dedicou 15 minutos na abertura do «Telejornal» à chegada de Cristiano Ronaldo ao local de estágio. Degradante. Qual será o limite da demência? Será que o Provedor do Telespectador se vai pronunciar?

A frase do dia

«As redes de pedofilia (da Casa Pia) continuam activas», Catalina Pestana, ex-provedora da Casa Pia, in Correio da Manhã, 24 de Maio 2008

Chegou o «Quiqui»

É do sucesso ou do fracasso deste homem que depende a sobrevivência desportiva de Luis Filipe Vieira e Rui Costa. O emblema da Luz está transformado num clube de homens providenciais. Quique (ou «Quiqui», nas palavras do bronco Vieira) Flores, hoje apresentado como o novo treinador do SLB, foi um jogador de sucesso e um treinador ainda de curriculum curto, mas promissor. Hay que salir a ganar, e mesmo para os religiosamente mais cépticos, manter a fé em Deus.