22 maio, 2008

Motivação Scolari

Roberto Leal e o filho, homenagearam em Viseu o seleccionador nacional Luis Filipe Scolari. Talvez não saibam, mas o «Filipão», um verdadeiro especialista no funcionamento da mente humana, costuma usar as músicas do cantor português que esteve décadas emigrado no Brasil para motivar os jogadores da selecção das «quinas». Se disso depender uma boa performance no campeonato da Europa que se inicia dia 7 de Junho, o Roberto Leal pode bem vir a ser a Nelly Furtado do Euro 2008. É como uma força que ninguém pode parar...

A frase do dia

«Nós já temos "carjacking" [roubo violento de automóveis], não precisamos de ´"fiscojacking`", que é aquilo que está a acontecer todos os dias», Paulo Portas, presidente do CDS-PP, sobre a «inércia» do Governo relativamente ao aumento dos combustíveis, Agência Lusa, 22 Maio 2008

Praça dos feirantes

A Praça de Espanha é provavelmente o local mais central de Lisboa, por onde passam milhares de carros para entrar ou sair da cidade, e um cartão de visita para os turistas que demandam a capital. Acontece que este local nobre da cidade está ocupado, se calhar há uns 20 anos, por feirantes que vendem artigos de duvidoso gosto e proveniência. Só agora se soube que o Museu do Oriente, inaugurado há dias em Alcântara, pretendia ocupar aquele espaço, tendo o seu responsável, o empresário Carlos Monjardino, chegado a adquirir os terrenos na Praça de Espanha com a promesssa de que em seis meses estariam desocupados. Pelos vistos nada foi feito.
Xenofobias à parte, adoptem a proposta da «Zézinha» Nogueira Pinto e alberguem estes camaradas numa gigantesca «China and Indy Town», num qualquer local da cidade. Espaço para montar barracas é o que mais há. Lisboa agradecia.

Pequena nau, grande tormenta

Portugal foi hoje apontado em Bruxelas como o Estado-membro com maior disparidade na repartição dos rendimentos, ultrapassando mesmo os Estados Unidos nos indicadores de desigualdade. O Relatório Sobre a Situação Social na União Europeia (UE) em 2007 conclui que os rendimentos se repartem mais uniformemente nos Estados-membros do que nos Estados Unidos. "Apenas Portugal apresenta um coeficiente superior ao dos Estados Unidos", sublinha ainda o documento, citado pela Agência Lusa, 22 Maio 2008

«Incompetente e leviano»

O nosso Primeiro-Ministro andou nas bocas do mundo nas últimas semanas por pisar e até ultrapassar os limites da legalidade. Depois da novela do fumo a bordo do avião, Sócrates foi condenado a pagar 10 mil euros a um jornalista por «Público» por, segundo o Tribunal da Relação de Lisboa, ter causado danos não patrimoniais a José António Cerejo. O jornalista e o político alimentam um ódio de estimação mútuo há uns anos e neste round Cerejo levou a melhor. O motivo da queixa prendeu-se com os termos usados por Socrates para qualificar Cerejo numa carta enviada ao «Publico» na sequência de um artigo publicado pelo redactor nesse mesmo jornal: «leviano, incompetente e (padecer) delírio», foram os adjectivos empregues. Fortalecido pela decisão do tribunal, inédita segundo especialistas em Direito, Cerejo já prepara mais uma «cacha» visando o líder do Governo. Ao que se sabe, o material para investigação é abundante.

O novo look de Cameron

Cameron Diaz surpreendeu e assustou os seus fãs quando ontem apareceu com um novo look, de cabelo rapado. Afinal a actriz está a filmar «My Sister's Keeper» na Califórnia, um filme em que Cameron interpreta o papel de uma mãe que corta o cabelo num gesto de solidariedade para com a sua filha que padece de leucemia.

Glamour monegasco

É por imagens como esta, que o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1 é diferente.

«Si, podemos perrear»

Realiza-se sábado o Eurofestival em Belgrado, na Sérvia. Uma das grandes atracções é o actor/cantor espanhol Rodolfo Chikilicuatre com o seu «Baila chiki chiki». A empresa que «criou» a personagem, chamada El Terrat, uma espécie de Produções Fictícias lá do sítio, lançou um video chamado «Si, podemos perrear», inspirado no «Yes, we can» de Barack Obama. «Perrear» é a conjugação do verbo «perrea», palavra que integra o refrão da música que vai representar a Espanha. Um prodígio de imaginação.
VIDEO

A Expo do «Socas»

Há quem diga que depois da ressaca do efeito Expo 98 e do paliativo chamado Euro 2004, o país nunca mais se endireitou. Os sinais de depressão não cessam e os prozac ingeridos têm-se revelado insuficientes para fazer arribar a nação. Os 10 anos da inauguração da exposição mundial dos oceanos comemoram-se hoje. O balanço é positivo, Lisboa ganhou uma área moderna e atractiva para turistas e residentes, mas o crescimento desordenado em termos urbanísticos podem ameaçar a sustentabilidade do projecto.
Contra a depressão, faça-se outra Expo. Mais baratinha e sem rasgos megalómanos. Depois do Gil em 1998, o eleito para mascote podia ser o «Socas». Está na moda e parece que veio para ficar.

From Russia with pain




A final da Liga dos Campeões não foi um portento de futebol, mas o prolongamento e o desempate por grandes penalidades vão entrar para o «top» das situações mais dramáticas da competição. Depois de Ronaldo ter desperdiçado um penalty, o capitão do Chelsea, Terry, teve a vitória nos pés, mas escorregou e rematou ao poste. Na segunda fase de penalties, os «reds» levaram a melhor. Rio Ferdinand, Ronaldo, Rooney e companhia levantaram o «caneco» já passava da 1h40 da manhã em Moscovo, onde são mais 2 horas do que no centro da Europa. Mais uma excentricidade dos senhores que dirigem o futebol. Pelos vistos continua a valer tudo.