20 abril, 2008

As crises em debate

O «Prós e Contras» de segunda-feira vai ser dedicado à crise do PSD. Aposto que a Dona Fátima Campos Ferreira ficou indecisa entre dedicar o programa ao maior partido da oposição e ao maior clube português. Como a dimensão de ambas as crises é difícil de mensurar, a actualidade exigia um debate «2 em 1», em horário nobre e numa emissão non stop depois do Telejornal. As audiências estavam garantidas. Fica a sugestão.

Explicações para Chalana

Numa altura em que a imagem e a forma como se comunica é fundamental, também nos clubes de futebol, não há nenhum «iluminado» lá para as bandas da Luz que ensine Chalana a falar sem dar pontapés no Português, parando de dizer disparates?

Esquizofrenia em Alvalade

Não há tranquilidade que resista às desconcertantes oscilações leoninas. Do fantástico para a tragédia, a equipa de Paulo Bento, dá mostras de uma certa esquizofrenia exibicional e de resultados. Esmagar o Benfica (sim, foi «este» Benfica) por 5-3, e 3 dias depois ser goleado pelo «lanterna vermelha», a União Leiria, por 4-1 não lembraria ao careca. O rosto de desespero de Soares Franco na bancada não enganava.

«Estamos tristes»

Os 30 (!!!) adeptos do Benfica que estiveram presentes no Estádio do Dragão espelham na perfeição o estado de ânimo da nação benfiquista em relação ao seu clube. Mais um naufrágio da nau encarnada, mas bem vistas as coisas, o 2-0 até foi um bom resultado para as águias, salvando-se de outra humilhação pela máquina trituradora azul e branca, impressionante na coordenação e automatismos. Parafraseando Chalana, «Estamos tristes». Muito tristes. Com a época a terminar e com o acesso à Liga dos Campeões praticamente perdido, está na altura de começar a limpeza. A começar por cima. Aguardam-se as cenas de ira dos adeptos nos próximos dias no centro de treinos do Seixal.

Novelas da vida real

A afeição dos brasileiros pelas telenovelas contribuiu para a acentuada queda da natalidade registada no Brasil nas últimas quatro décadas, revela um estudo divulgado no Reino Unido.
O fenómeno não se deve ao facto da população brasileira dedicar muito tempo a ver televisão, mas sim ao tipo de família que é retratada nessas séries, adianta a investigação realizada pelo Centro de Investigação de Política Económica (CEPR) de Londres. Por cá, o nosso Presidente queixa-se do mesmo, mas não há relação causa-efeito confirmada que as bem sucedidas novelas da TVI façam a populaça perder o desejo de procriar.

A frase do dia

«Luís Filipe Vieira devia seguir o exemplo de Luis Filipe Menezes, demitindo-se», Rui Santos, comentador, Jornal da Noite da SIC, 19 de Abril 2008

Volta Menezes!

Aguiar Branco, Patinha Antão, Neto da Silva e Passos Coelho, candidatos à liderança do PSD? Tirem-nos deste filme e chamem depressa pela vaga de fundo. Volta Menezes, estás perdoado! Como diz o incontornável João Gonçalves, no seu «Portugal dos Pequeninos», qualquer dia até o porteiro da sede dos sociais-democratas na Lapa, se lembra de apresentar candidatura.

O pistoleiro italiano

O novel primeiro-ministro italiano voltou a fazer das suas. Durante uma conferência com o primeiro-ministro russo, na Sardenha, Berlusconi reagiu da forma que a foto documenta, simulando estar a apontar uma arma a uma jornalista, cujo único pecado foi perguntar a Putin se se tinha divorciado. Brincadeiras à parte, o jornal russo que noticiou o alegado romance de Putin foi encerrado. Cenas de uma democracia musculada...