16 abril, 2008

Coro presidencial

Cavaco Silva - «Vá, cantem comigo, afinadinhas: quem é que haverá? quem é que não acha? que é o Alberto João, que põe a Madeira em marcha...»

«Futebolês» irritante

As conferências de imprensa antes e depois dos jogos são autênticos actos de tortura e de vazio completo para quem está diante da televisão ou do rádio. «Entrámos bem no jogo», «quando ganhamos, ganhamos todos, quando perdemos, perdemos todos» ou, the last but not the least, «o futebol é assim». Difícil é calá-los.

5-3

Um derby de Lisboa como há muito não se via. Por momentos, chegou a parecer um jogo da Premier League, mas sem Cristiano Ronaldo, Fernando Torres e Adebayor. Os 5-3 desta noite vão juntar-se para a história da estatística dos duelos entre os dois rivais aos 6-3 e aos 7-1. Preparem-se ilustres benfiquistas, as anedotas e os trocadilhos vão nascer de forma torrencial já amanhã, diminuindo o, já de si baixo, nível de produtividade de milhões de portugueses. Moral da história: o Benfica fica a um passo do inferno, caso não alcance o segundo lugar, enquanto o Sporting soma mais uma final e consolida-se como o clube do quase.

No Zimbabwe a inflação está pela hora da morte

A inflação em Portugal fixou-se nos 3,1 por cento. Segundo os jornais, os aumentos salariais estão a ser «comidos» pelo elevar da inflação. Mas vendo bem as coisas é melhor morar em Portugal do que no Zimbabwe, esse exemplo da democracia africana, onde a taxa de inflação bateu um record histórico, situando-se nos 164 mil por cento. Leram bem. O mil não é gralha.

O primeiro milho é para os pardais

Aguiar Branco, o ex-ministro da Justiça do governo de Santana, quebrou o silêncio e em entrevista à «Visão» a publicar amanhã diz estar «disponível para tentar derrotar Sócrates». Se Menezes, Ribau and company são o grau zero da política, como para aí se diz, este advogado do Porto não deve passar do nível 2. Mas como diz o povo, o primeiro milho é para os pardais. Os passarões aguardam pelo timing certo.

Conversas de taberna em pleno tribunal

O ex-presidente do Marco de Canaveses Avelino Ferreira Torres, começou hoje a ser julgado por seis crimes relacionadas com a sua gestão autárquica. De seguida, transcrevemos parte de um take da Agência Lusa que dá conta do diálogo de Ferreira Torres com a juíza e as declarações deste à saída do tribunal.
(...)
"O senhor procurador é tendencioso", afirmou o ex-presidente da Câmara do Marco de Canaveses, tendo sido mandado calar pela juíza-presidente, Teresa Silva.
"Então tape-me a boca", retorquiu.
"Tapar a boca não é uma expressão que se use neste tribunal", advertiu a juíza.
Ferreira Torres não se conteve: "Não admito lições de moral quando sou mais velho que a senhora".
"A idade aqui não conta, senhor Avelino Ferreira Torres"
, admoestou, de novo, a presidente do colectivo.
(...)
Já no exterior do tribunal, Avelino voltou a insurgir-se contra a juíza.
"Não é a senhora juíza que me diz como devo falar. Sou maior e vacinado", afirmou aos jornalistas.
A postura do procurador também foi visada por Avelino.
"Não admito que o Procurador fale com uma testemunha [neste caso, a assistente no processo] como seja a guardar cabras", concluiu.