24 março, 2008

5 anos e 4 000 mortos depois

O caixão quatro mil vai chegar dentro de dias aos Estados Unidos. O número redondo foi alcançado hoje, após a morte de um soldado americano na guerra do Iraque. No total, as tropas aliadas já tiveram 4307 baixas desde o início do conflito.

Eterno feminino

Já sabíamos que por detrás de um homem há sempre uma grande mulher. No caso que a seguir apresentamos é caso para dizer que atrás de dois homens politicamente poderosos, há duas mulheres do contra. Fernanda Tadeu, mulher do presidente da CML, Antonio Costa, integrou a mega-manifestação dos professores contra o Governo. Ontem, Fernanda Câncio, jornalista do DN e alegada namorada de José Sócrates, escreveu um artigo na «Notícias Magazine», a revista que acompanha o jornal da Avenida ao domingo, onde faz tiro ao boneco a Costa na questão do papel da autarquia no disciplinar do estacionamento em Lisboa. «(...) Ate que um tenha a coragem de acabar com esta vergonha. Ja é tempo - e estamos todos à espera, Dr. António Costa. Vai fazer sete meses.» Aguardamos cenas dos próximos capítulos.

A frase do dia

«Os ecrãs derrotaram-nos (...) O hábito da leitura esfumou-se. Em vinte anos, a leitura será um culto. Um hobby minoritário. Uns criarão cães e peixes tropicais, outros irão ler», Philip Roth, escritor, El Pais Semanal, 23 de Março, 2008

O árbitro do «Trio de Ataque»

Em entrevista ao «Ensino Magazine», Carlos Magazine, o homem do «Trio de Ataque», promovido de fresco a director adjunto da RTP-N, afirma que «o jornalismo não é uma profissão de sucesso garantido.» O conhecido pivot do canal do Estado critica que o entretenimento invada os espaços informativos e a aposta na «monocultura da telenovela» praticada em alguns canais». Sobre as possibilidades da selecção no Euro 2008, Daniel diz que «não é fácil, mas é possível», que a geração Ronaldo/Quaresma consiga melhores resultados do que a geração Figo/Rui Costa.
ENTREVISTA

Critérios jornalísticos

Os primeiros 10 minutos do alinhamento do Telejornal da RTP são exemplares da sociedade em que estamos a viver: esquemas para ludibriar o fisco, mega-fraudes e o assalto a um banco no Parque das Nações. Por sua vez, a SIC-Notícias passou boa parte da tarde a destacar com grande estrondo que «Nani e Cristiano Ronaldo foram dispensados do estágio da selecção», tendo em vista o jogo amigável com os gregos. Critérios...

«Leões» com pele de «lobos»?

O seleccionador nacional de rugby, Tomaz Morais, vai passar a colaborar a partir de Abril com o Sporting, assumindo as funções de consultor externo no âmbito do «coaching» e formação. Especialista em motivação, Tomaz diz em entrevista a «O Jogo» que quer se útil ao Sporting, mas nega que possa vir a ter alguma «intervenção directa no campo.» Perante o actual dócil Sporting de Paulo Bento, temos a certeza que se pudesse o bom do Tomaz punha os leões a comer relva e a enfiar penalties dentro das redes.

(des)equilíbrios

Não retirando o mérito ao FC Porto, a verdade é que o campeonato português é, na luta pelo título, um dos mais desequilibrados da Europa. E os números estão aí para prová-lo. Em Itália e Espanha, 4 pontos separam o primeiro e o segundo, em Inglaterra 5 pontos e na Alemanha, a diferença sobe para 7 pontos. Em Portugal, o FC Porto lidera com 16 pontos à maior, com tendência para ampliar. Elucidativo.