18 março, 2008

Piano ardente

O pianista japonês, Yosuke Yamashita, levou o instrumento de eleição para um praia e «ateou» fogo à sua loucura. Enquanto tocava como um possesso para 500 espectadores, o piano ardia de forma descontrolada. Segundo a Sky News, que divulga o video, o pianista justificou o seu acto «por amor à arte». Há malucos para tudo.
VIDEO

Calor, humidade, poluição e...Tibete

O atleta etíope Haile Gebrselassie renunciou a participar na maratona dos Jogos Olímpicos de Pequim. «Não quero suicidar-me», defende-se o africano, que é asmático, e cujo organismo dificilmente tolerará os níveis de calor, humidade e poluição que esperam os atletas no próximo mês de Agosto. A menos de seis meses do início da prova, as olímpiadas na China estão ainda ensombradas pelas violações dos direitos humanos no Tibete. Pese embora o afinadinho coro de condenações da comunidade internacional, ninguém ousará boicotar o evento. O tempo da guerra fria já faz parte do passado e os direitos comerciais e televisivos valem demasiado dinheiro para ser desperdiçado.

Sir Arthur C Clarke (1917-2008)

Sir Arthur C. Clarke sempre acreditou que «não estamos sozinhos no universo». O cientista expressou, recentemente, aquando da festa do seu 90º aniversário, o desejo de «falar ao telefone com um E.T». Pelo menos em vida não conseguirá cumprir esse objectivo. Clarke, que teve o seu romance «2001 - Odisseia no Espaço», levado ao cinema, pela mão de Stanley Kubrick, morreu ontem no Sri Lanka, onde vivia há mais de meio século.

A frase do dia

«A situação no Iraque é menos difícil que nos tempos de Saddam Hussein. Não é uma situação idílica, mas é uma situação positiva», José Maria Aznar, ex-primeiro ministro espanhol, El Pais online, 18 de Março 2008

Molhada...

O look da advogada de Paul McCartney deixou os jornalistas intrigados quando esta abandonou o tribunal em Londres, parecendo acabada de sair do chuveiro, quando havia entrado (foto de cima), com o seu impecável hair cut. Soube-se mais tarde que a terrível Heather Mills teve outro ataque de fúria e despejou um copo de água na cabeça da causídica do ex-Beatle, na sala de audiências. Sir Paul pagou carou este divórcio, mas livrou-se de boa...

Seca...


Encarar de frente a questão racial

O discurso de hoje de Barack Obama, em Filadélfia, já é comparado, por muitos observadores, com o «I Have a Dream», de Martin Luther King. O senador encarou de frente a questão racial na América, depois da polémica gerada pelas declarações do seu pastor e inspiração religiosa, Jeremiah Wright. Colocando o dedo na ferida, Obama aposta por construir coligações interraciais com o objectivo de lutar contra os problemas sociais que afectam todos os norte-americanos. «Até agora prevalecia a ideia de que o meu sonho só se podia atingir à custa do sonho de outros. Esse é um grande erro. É necessário que brancos, negros e castanhos nos unamos para resolver os problemas comuns a todos como a falta de emprego, a precariedade sanitária, etc.», concluiu. Quem sabe se este discurso do dia 18 de Março não passará a figurar nos anais da História do século XXI?