26 fevereiro, 2008

A globalização do sound byte

Walter Veltroni, deixou a Câmara de Roma, para afrontar Berlusconi nas eleições legislativas da Primavera, em Itália. O líder do Partido Democrático apresentou vários dos seus slogans de companha: um deles é «Uma Itália nova, já» e o outro, completamente novo, diferente, e nunca antes ouvido, «Si Puo Fare» («Sim, podemos fazer»). O sound byte de Barack Obama globaliza-se e banaliza-se, à velocidade da luz.

Hollywood pouco atractiva

Política em alta, óscares em baixa. A cerimónia de domingo, transmitida pela ABC, foi vista por uma média de 32 milhões de americanos, o que representa o pior registo de sempre. O record de audiência da entrega das estatuetas douradas remonta a 1998, ano em que "Titanic" arrasou a concorrência, com 11 prémios, com 55 milhões de telespectadores.

De olhos postos na...política

Parecia uma noite de final de uma taça europeia na TV. As ruas de Madrid e de muitas cidades espanholas esvaziaram-se às 22 horas por causa do debate a dois entre Zapatero e Rajoy. Parece que o actual primeiro-ministro saiu vencedor, segundo as primeiras sondagens. Cerca de 13 milhões de espanhóis, um quarto do país, assistiram ao duelo que antecede as eleições legislativas de 9 de Março.

Esta minha cabeça já não é o que era

«Tenho o cérebro como um queijo suiço», David Bowie, confessou à music.hollyscoop.com, que ainda sofre as consequências de ter consumido cocaína durante bastante tempo.

O defensor dos oprimidos

Como só intervém quando lhe apetece, Belmiro de Azevedo abre a boca e o País pára. Hoje, numa conferência em Lisboa, o patrão da Sonae criticou os que todos sabem, mas poucos ousam denunciar: os lucros obscenos dos bancos. «Para garantirem lucros, aumentam os preços prejudicando o cliente, que é o mesmo que o Estado faz quando não tem dinheiro quando aumenta os impostos», afirmou. Belmiro abordou ainda a pressão fiscal «excessiva» praticada pelo Estado que «cobra impostos de qualquer jeito», e considerou que cobrar impostos é um desporto nacional para o Estado que acaba por afastar os investidores estrangeiros.

Piada Pepsodent

A guerra de acusações entre o ministro da Agricultura, Jaime Silva e o presidente do CDS-PP, Paulo Portas, começou na lavoura e acabou num consultório de dentista. Portas acusou o ministro de ser caloteiro para com os agricultores, enquanto Jaime Silva devolveu a bola, afirmando que Portas «não pode branquear os casos Portucale e Casino de Lisboa, como se estivesse na cadeira de um dentista». É a chamada piada Pepsodent...
ÚLTIMA HORA: Portas decidiu processar judicialmente Jaime Silva. Mais trabalho para os tribunais...