28 janeiro, 2008

Que escuridão. Alguém acenda a luz!

O advogado Henrique Medina Carreira foi à tribuna mais apetecida pela nata da sociedade portuguesa (o "Jornal das 9" do inefável Mário Crespo) traçar mais um cenário negro sobre o País. No seu estilo de sempre, de como quem diz, «estamos pendurados pelo pescoço e não temos safa», o antigo ministro das Finanças afirmou que «o Governo finge que faz coisas» e, à semelhança dos seus antecessores, mentiu sobre as promessas eleitorais feitas. Defendeu ainda o congelamento dos salários e apontou a Justiça e a Educação como os grandes problemas nacionais: «Gente que nãos sabe coisa nenhuma, ler, escrever ou contar, temos por aí aos pontapés». Carreira admirou-se também que há 25 anos que se fala do combate à corrupção e «não haja um único corrupto preso», tendo prognosticado que por este andar Portugal vai ficar no 25.º lugar do ranking da UE, atrás de búlgaros e romenos.

Milhões ao ar

Dia de luto para a Força Aérea Portuguesa e para os cofres do Estado. Um dos 27 "caça" F-16 nacionais, despenhou-se junto à base aérea de Monte Real, Leiria. O piloto saiu ileso ao ejectar-se a tempo. A brincadeira custou 4 milhões de contos - o preço estimado da aeronave. Feche-se mais uma urgência hospitalar e uma escola do interior para minorar o estrago.

A frase do dia

«Neste sítio onde tudo é permitido, das mentiras dos políticos à corrupção a céu aberto, resta acreditar que Deus existe e que um dia destes se vai lembrar deste rectângulo e livrá-lo para todo o sempre desta praga de gente medíocre, mentirosa e sem vergonha. Ámen», António Ribeiro Ferreira, Correio da Manhã, 28 de Janeiro 2008

Tudo ao molho na Catedral...

150 Activistas de AnimaNaturalis, posaram nus e ensaguentados, diante da Catedral de Barcelona. Objectivo: protestar contra a indústria de peles que mata animais para alimentar o seu negócio.

Aumentem o ordenado aos senhores deputados

Continua a pouca vergonha. Dizem as gazetas que 117 deputados pediram a suspensão de mandato desde o início da legislatura em 2005. O regresso ao poder local ou a entrada em empresas públicas ou privadas é a justificação para a licença sem vencimento solicitada. Mais uma razão de peso para concretizar a adiada reforma do Parlamento sobre a a redução substancial dos 220 senhores, quando boa parte deles, se sentam no hemiciclo somente para assinar o livro de ponto e bater palmas. Fixe-se o número de parlamentares na centena, triplique-se o seu ordenado (uns ridículos 3 mil euros é o que actualmente auferem), obrigue-se os eleitos da nação a trabalhar no Parlamento em full time e acabe-se, de vez, com essa "tanga" chamada "trabalho parlamentar" para explicar as saídas de São Bento.

O político romântico

A agência de comunicação de Cunha Vaz, contratada pelo PSD para dar um novo fôlego à imagem do maior partido da oposição, já está a mostrar serviço. Os técnicos da comunicação e imagem foram buscar a ex-namorada de Luis Filipe Menezes para capa da revista de sábado do "Correio da Manhã", que não poupa elogios ao presidente do PSD. Romântico, carinhoso e apaixonado por crianças, são alguns dos encómios que a advogada Ana Caetano tece a Menezes. Moral da história: a amizade prevalece mesmo depois do amor acabar. Sem rancores. Ou o modo modernaço de fazer propaganda política à custa da vida íntima. Mas por um voto, os políticos fazem tudo...