24 janeiro, 2008

A frase do dia

"2008 será necessariamente um ano de viragem, mas para onde será essa viragem?", Mário Soares, Agência Lusa, 24 Janeiro, 2008

É do 112?

Socorremo-nos de um blog de um amigo bem informado, para dar conta da última anedota do sistema de saúde em Portugal. Aconteceu em Trás-os-Montes, no Portugal Profundo.

Consolo para Bond

A saga do agente secreto mais famoso do mundo vai chamar-se "Quantum of Solace". O filme, o 22.º da série, está neste momento nas filmagens finais nos estúdios de Pinewood, em Londres. Apesar das más opiniões iniciais, Daniel Craig viu o seu contrato renovado. Parece que o Bond loiro está para durar. Entretanto, ficamos expectantes com a tradução do título do filme para português. Traduzido à letra, significa «uma dose de consolo». É de prever o pior.

Política à italiana

Os italianos são provavelmente o povo mais parecido da Europa com os portugueses. Impulsivos, preguiçosos, amantes do lazer, do futebol e da boa comida, não se governam, nem se deixam governar. Apesar de tudo, a Itália consegue ser uma grande potência, mas em termos políticos Portugal consegue mesmo ser um paraíso. Hoje, o governo de Romano Prodi viu chumbada no Parlamento uma moção de confiança. O executivo, que dura há 2 anos, deverá cair dentro de dias. Está aberta a porta para o regresso do perturbador Silvio Berlusconi, o "Citizen Kane" transalpino. Para compor o ramalhete, a sessão desta tarde foi marcada por momentos quentes. Impropérios, cuspidelas e cenas do género, "agarrem-me, senão eu mato-o", foram a tónica no hemiciclo italiano.
63 governos desde a II Guerra Mundial diz tudo. Uma questão de temperamento...