04 janeiro, 2008

O terrorismo venceu no Lisboa-Dakar

Os serviços secretos franceses alertaram o Eliseu para as altas probabilidades de um atentado ou de um sequestro em massa acontecer no dia 11 de Janeiro, na etapa de transição do Lisboa-Dakar, de Marrocos para a Mauritânia. A «sucursal» da Al Qaeda no Magrebe seria, alegadamente, a responsável pela tragédia no rally mais famoso do mundo. Sarkozy não quis arriscar um milímetro e perante o desespero de pilotos, patrocinadores e municípios de Portugal, Espanha e do continente africano, obrigou a organização do Dakar a cancelar o evento. Seguradoras, juristas e tribunais vão ter trabalho nos próximos meses.

Ops, she did it again!

A senhora Britney Spears recebeu na sua casa a visita da polícia de Los Angeles depois de uma chamada feita para o 112 lá do sítio. Ao que parecia discutia de forma desabrida com o seu ex-marido Kevin Federline sobre a custódia dos seus dois filhos. As autoridades entraram em acção e quando foram saber o que se passava dentro lar, detiveram a cantora por, alegadamente ,esta estar sob o efeito de «substâncias desconhecidas». Alegadamente, claro...

E se em Belém houvesse um Rei?

O Rei de Espanha faz amanhã 70 anos. Muitos dizem que Juan Carlos é o grande sustentáculo desta ainda jovem democracia, sujeita a golpes de Estado e à chaga do terrorismo. O último episódio envolvendo «el rey» foi o célebre «por que no te callas» onde o monarca mandou calar D. Hugo Chavez. Os espanhóis uniram-se em torno da sua atitude. Em Espanha, as taxas de popularidade da família real são das mais elevadas da Europa. Apetece perguntar: o que seria de Portugal se em vez desta esgotada democracia parlamentar tivéssemos uma realeza carismática?