13 dezembro, 2007

Inglês (Técnico) em Belém

Possuidor de um inglês (técnico, com origem na defunta Universidade Independente) sofrível, Sócrates teve hoje o ensejo de praticar a língua mais falada do mundo com pelo menos 27 chefes de governo afectos aos estados-membros da União Europeia. Segundo apurámos, o PM espanhol Zapatero ainda tem o seu inglês bem mais enferrujado que o do seu congénere português, necessitando de tradutor para todas as situações. Após seis meses de intensa prática oral da lingua de Shakespeare é expectável que Sócrates já não meta o pé na argola como fez na Casa Branca há uns meses atrás.

Alguém viu o Gordon Brown?

Foi uma festa do «catorze» lá para os lados de Belém. Estavam todos alinhadinhos na foto de família junto aos Jerónimos, menos o Gordon Brown que, logo por azar, teve que estar no Parlamento em Londres a prestar contas aos deputados britânicos. E logo hoje. Que chatice! Só sorrisos, só abraços, todos de caneta de prata em punho para assinar os livros de honra do Tratado, pomposamente baptizado de Lisboa. Só que as dores de cabeça podem voltar se um dos estados-membros se lembrar de não ratificar o documento. Por exemplo, a Irlanda, país onde a consulta popular é obrigatória. E nos restantes, 26, quem se atreve?

Esplendor na neve

O baú do You Tube permite resgatar a épica vitória do FC Porto na final da taça intercontinental diante do Peñarol, no dia 13 de Dezembro de 1987. Foi há 20 anos.
Jogo FC Porto - Peñarol

As boas festas dos príncipes das Astúrias

Atrevidos como poucos, os editores da revista satírica espanhola "Jueves" voltaram à carga, com a capa deste mês de Natal a pertencer, uma vez mais aos príncipes das Astúrias. Mas de forma, velada, porque as suas caras estão tapadas com enfeites alusivos à quadra. Como a polémica vende, a "Jueves" ganhou 100 mil leitores no último ano. E nem as multas e proibiçoes impostas pelo tribunal travam o ânimo aos seus responsáveis. Espantoso!