31 outubro, 2007

Teste à sinceridade

Você é um dos 40 mil portugueses que põe gasolina no seu automóvel e foge sem pagar?

11-M, um atentado sem "cérebros"

O mega-processo dos atentados do 11 de Março, em Madrid, conheceu hoje o seu desfecho com a leitura do acórdão, após 6 meses de julgamento - aqui fica o exemplo de como é possível fazer transitar em julgado em poucos meses um processo extremamente complexo e não arrastá-lo no tempo, como acontece em Portugal com o caso Casa Pia.
Alguma surpresa relativamente à dureza das penas aplicadas aos arguidos. Dos 311, 959 anos pedidos pelo Ministério Público ao colectivo de juízes para os que se sentavam no banco dos réus, apenas 120,755 foram atendidos. Os representantes das vítimas vão recorrer por considerarem as sanções demasiado brandas. Mas a nota de maior sensação ocorreu com a absolvição de Mohamad, "o egípcio", tido como o mentor dos atentados que semearam a destruição na capital espanhola em 2004. Para os magistrados, a cultura de terror da yihad islâmica foi a grande inspiração dos responsáveis materiais pelo atentado. A ETA fica fora deste "filme".

Longa se torna a espera

O caso dos "Navios da Expo" vai finalmente a julgamento, 10 anos após a ocorrência dos factos. O Ministério Público leva a tribunal 6 dos 4 arguidos, acusados de corrupção e branqueamento de capitais. Mais um caso em que a Justiça tarda. Uma década. Coisa pouca. Até apostamos, com os adiamentos das sessões em tribunal e os previsíveis recursos, que o processo vai prescrever.

Amor à prova de som

Enorme desilusão para os mais fetichistas que pagaram uma viagem em primeira classe no novo A380. A Boeing proibiu os passageiros de se envolveram em práticas mais íntimas, mesmo no interior das 12 suites a bordo, alegando que aqueles espaços não estão devidamente insonorizados. As camas, como a imagem documenta, estão decoradas a preceito, com pétalas, almofadas e champagne, mas os utilizadores deste serviço terão de se controlar e ficar pelas intenções.

Proibido...estudar!

O Picoas Plaza é um dos centros comerciais mais aprazíveis da cidade. Com um amplo espaço de esplanada, é local apetecível para jovens e idosos, especialmente no Verão. Os estudantes gostam especialmente das virtudes do Plaza e em período de testes e frequências "acampam", literalmente, nas esplanadas do centro, desde manhãzinha até o sol se por, ocupando as mesas com uma chávena de café e um copo de água. Os donos do "Storia dell Cafe" é que não foram de modas e espetaram um letreiro com a seguinte mensagem: "É proibido estudar nesta loja". Compreendemos as preocupações comerciais dos proprietários do estabelecimento, mas é com atitudes destas que se incentiva o abandono escolar. À atenção da senhora ministra da Educação.

Procurador com queda para a gaffe

O Procurador-Geral da República foi esta tarde prestar contas aos deputados. Pinto Monteiro sublinhou que as declarações ao "Sol" foram "pensadas" e insistiu que não faz ideia quantas escutas, legais ou ilegais, se fazem em Portugal. A cereja no topo do bolo aconteceu quando o PGR, que de vez em quando lá se vai parecendo com o seu antecessor, Souto Moura, contou o episódio do segurança que o aconselhou, quando estivesse a ter uma conversa telefónica "mais secreta" no seu gabinete, a falar junto ao televisor ligado, por causa das interferências, está bom de ver. Pelo teor da história, Pinto Monteiro admite que tudo o que ele diz nas quatro paredes do seu escritório pode transformar-se de tema de Estado em conversa de café. Este é dos tais que quanto mais fala, mais se enterra...

Olfacto apurado

Segundo a página web do Corriere de la sera, são cada vez mais os italianos que recorrem à cirurgia para reconstruirem o nariz devido ao consumo de cocaína. Diz o mesmo jornal, que as listas de espera nos hospitais para a intervenção cirúrgica chegam a superar um ano.