29 outubro, 2007

"Far west" na assembleia geral do Benfica

Regressaram as assembleias gerais do Benfica dignas de um bom "Far west". Insultos a Luis Filipe Vieira, ameaças e algumas agressões a jornalistas, marcaram a reunião magna do clube da águia, que, à partida, tinha uma ordem de trabalhos pacífica. Distinguir o presidente da PT, Henrique Granadeiro, como sócio honorário, seria um acto anódino, se os sócios não chumbassem a proposta da direcção encarnada. Depois, os elementos da claques, que exigiam à direcção do clube explicações pelo mau tratamento de que dizem ser alvo por parte dos responsáveis pela segurança do Benfica e pela presença de uma carrinha da PSP à porta do estádio da Luz, acabaram por impedir os repórteres de imagem de prosseguir o trabalho e insultaram o presidente LF Vieira, quando este tentou responder. Uma AG a fazer lembrar o saudadoso Vale e Azevedo. Só faltou alguém dizer, como o falecido Jorge de Brito, que ia soltar os cães.

Birra presidencial

Nicholas Sarkozy é tão hiper-dinâmico quanto hiper-irritadiço. A cadeia CBS deu ontem a conhecer ao mundo as imagens da entrevista que Sarkozy interrompeu subitamente por a jornalista o ter questionado, antes do anúncio público do seu divórcio, sobre o seu relacionamento com Cecilia. De permeio, o presidente francês ainda chamou "imbecil" ao seu assessor de imprensa por ter agendado esta entrevista para o prestigiado "60 minutes". Felizmente que aqui em Portugal não temos políticos que seguem as atitudes de Sarkozy. Ou será que temos?

(in)disciplina militar

Pilar Pacheco, soldado espanhola de 26 anos, cumpriu um sonho antigo: ser capa da popular "Interviú", uma espécie de "Playboy" de nuestros hermanos, que tem a particularidade de tornar famosos ilustres desconhecidos. A primeira militar espanhola a despir-se em público está radiante e ao que parece a reacção dos seus colegas machos no quartel de Ceuta não podia ser melhor: «A reportagem causou sensação, os meus companheiros estão "flipando". Todos me felicitam e dizem que fiquei muito bem nas fotos». Pois, até nós que não somos recrutas, gostámos. Adivinham-se semanas de grande assédio e "flipanço" no quartel onde está Pilar, a deusa da tropa espanhola.

Curiosos da arte

Os portugueses estão rendidos à cultura, especialmente se não tiverem de abrir os cordões à bolsa. Amadeu Souza-Cardoso, na Gulbenkian, Coleccção Berardo, no CCB, e agora o Hermitage, no Palácio da Ajuda, são sintomáticos que no espaço de um ano os “tugas” converteram-se num povo de alheado a mobilizado, que vai a todas, de preferencia "à borlix". Mas se a massificação do acesso aos consumos culturais é um dado adquirido, o mesmo já não se pode dizer quanto à atitude dentro daqueles espaços culturais. Os portugueses teimam em circular num museu como se estivessem no Colombo ou num mercado a comprar fruta, sempre aos encontrões, trocando comentários em tom despropositado, já para não falar dos que insistem em tocar nas telas.

Teoria da corrupção

Que fariam juntos, João Botelho, o realizador censurado, Leonor Pinhão, sua mulher e argumentista censurada e o critico de cinema, João Lopes, em plena avenida 5 de Outubro, por volta da hora do almoço de hoje? Estariam a falar de "Corrupção"?