23 outubro, 2007

A vovó de língua solta

A anciã Doris Lessing, com uns admiráveis 88 anos, e recente Prémio Nobel da Literatura, afirmou que o 11 de Setembro "não foi tão terrivel" comparado com a campanha de terror do IRA, na Irlanda. Em entrevista ao El País, Lessing, que faz lembrar um pouco a "nossa" Agustina Bessa Luís, acrescentou: "alguns americanos vão achar que eu sou louca...mas não acho que tenha sido tão extraordinário como eles pensam". Louca a senhora pode não estar, mas a continuar com estes deslizes linguísticos que se vá preparando porque qualquer dia as suas obras são vetadas nos EUA e em países aliados.

O mínimo dos mínimos

O primeiro-ministro espanhol, Rodriguez Zapatero anunciou que se for eleito nas eleições do próximo ano, o salário minimo no país vizinho subirá até aos 800 euros. Por aqui, ainda estamos nos 403 euros. Não admira que a debandada para o lado de lá da fronteira continue.

Amor em tons laranja

À primeira vista não parece, mas o camarada Menezes é, na forma e no marketing, esperto como um alho. Depois de uma semana estonteante de contactos, à moda Sarkozy, o presidente do PSD, regressou ao lar doce lar, para presenciar um desfile de moda em Gaia, em que apareceu ao lado da namorada, com quem partilha casa há 3 meses. Hábil estratégia em que o "Correio da Manhã" deu uma mãozinha com uma espampanante foto na primeira página. Menezes assumiu o seu divórcio, já mostrou os dois filhos desse casamento mas, ao contrário de Santana e Sócrates, não se coibiu de expor a sua "mais que tudo". Ele sabe que nós sabemos que ele sabe que nós gostamos destas coisas. Quem disse que a propaganda não tem sentimentos?

Que farei quando tudo arde?

120 mil hectares ardidos, 500 mil evacuados, estado de emergência declarado. A Califórnia está em chamas.

A frase do dia

"Políticos e jornalistas fazem uma espécie de casamento perfeito", Marçal Grilo, administrador da Fundação Gulbenkian, 22 de Outubro 2007