15 setembro, 2007

Paris-Berlim: o eixo das relações fortes

Sarkozy – Frau Merkel, sempre encantadora e charmosa. Deixe-me roubar-lhe um chocho à francesa...
Merkel – Oh, monsieur Sarkozy. Se tiver para o romance a «pica» que tem para a política, conquista-me já. Em nome dos interesses do projecto europeu, Berlim e Paris têm de estar mais unidos do que nunca.

Brandos costumes, penas suaves

Entrou hoje em vigor o novo Código do Processo Penal. Mais severo, por um lado, mais permissivo, por outro. No que respeita à prisão preventiva, esta medida de coacção passa a ser aplicada apenas a crimes cuja pena prevista é superior a cinco anos.
O sindicato do Ministério Público tem alertado que com estas disposições legais Portugal pode, a prazo, converter-se num "paraíso criminal". Os primeiros presos em regime de preventiva, que aguardam julgamento por crimes puníveis com penas menores a 5 anos, começaram a ser libertados esta tarde. O melhor é reforçar a segurança cá fora...

Pseudo conferências de imprensa

É incompreensível como se convocam conferências de imprensa, com grande pompa e circunstância, e depois estes momentos se circunscrevem a fastidiosos monólogos de protagonistas que adoram aparecer, mas que se limitam a ler comunicados. Para isso, há sites na internet e até um porta-voz. Perante isto, é inacreditável a postura de passividade da classe jornalística. Se fosse noutros tempos, as câmaras, os blocos e as canetas entrariam em greve e o suposto protagonista ficaria a falar para o boneco. Enquanto não se tomam medidas de força, a corporação dos "media" continua agachada. Lamentável.