10 setembro, 2007

11 Setembro 2001 / 11 Setembro 1973

Quis o destino ou a superstição que o dia 11 do mês 9 fosse marcado pela tragédia Em 2001, os atentados contra as torres gémeas de Nova Iorque, que mataram três mil pessoas, mudaram de forma radical a forma como as sociedades ocidentais percepcionam o fenómeno terrorista. Em 1973, o exército chileno, liderado pelo general Pinochet, e com o apoio dos Estados Unidos e Henry Kissinger, irrompe no Palácio da Moneda, onde se encontrava presidente Salvador Allende, provocando um banho de sangue. Iniciava-se a ditadura militar no Chile. Assassinado ou suicidio, é uma dúvida que ainda hoje prevalece.

Quem paga?

Voaram de “low cost” até ao seu país de origem, mas não se coibíram de contratar os serviços de dois pesados pesados em Direito Internacional, entre os quais se encontra o advogado britânico Michael Caplan, que cobra 800 euros à hora que ficou conhecida por impedir a extradição do general Pinochet para Espanha a pedido do juiz Baltasar Garzón. Com as provas sobre a implicação do casal a avolumaram-se, a unica saída para Kate e Gerry passa por reforçar a batalha judicial e esperar que a Justiça portuguesa se mantenha fiel à habitual morosidade.
Não sei porquê, mas este caso começa a ter preocupantes parecenças com o caso de OJ Simpson. Ainda hoje toda a a América acha que foi ele que, em 1994, matou a mulher e o amigo desta, mas dois advogados do mais alto calibre, que receberam 2 milhões de dólares em honorários, conseguiram a sua ilibação criminal, já que no juizo cível foi responsabilizado e condenado a indemnizar os familiares das vítimas.

Se é bom observador, descubra as semelhanças

Está desfeito o mito. As mulheres têm uma estrutura semelhante à próstata masculina e ejaculam durante o orgasmo. Esta é a conclusão do número de Setembro do “Journal of Sexual Medicine” e que vem reforçar a tese que as mulheres são mais parecidas com os homens em termos de sexualidade do que se pensava. Ah pois é...

Jornal com aroma a cafeína

Nasceu mais um titulo gratuito na imprensa portuguesa. Chama-se “Global Notícias” e pertence à Controlinvest de Joaquim Oliveira. Com os principais jornais do grupo em desgraça, nomeadamente o "DN" e o "24 Horas", o empresário aposta tudo neste diário dos dias úteis, que pretende ser uma espécie de versão compacta do que melhor se faz no grupo. Ou aproveitar as sinergias, como agora se diz. A originalidade no número 1 do “Global Notícias” é a oferta de um café Delta para os leitores que apresentarem um exemplar do jornal num estabelecimento autorizado. Resta saber como é que se vai fazer a multiplicação da publicidade, num mercado cada vez mais saturado, que já conta com o "Metro", o "Destak" e o "Meia Hora".

Autarca com queda para o crime

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Moita Flores, tem sido um dos comentadores mais requisitados pelas televisões para opinar sobre o caso do momento. O mediático criminologista tem passado manhãs inteiras no pequeno ecrã no programa de Fátima Lopes e no domingo fez mesmo uma "maratona" quase desde o toque de alvorada até à noite. Uma pergunta me assalta: ou não há muito que fazer na cidade escalabitana ou então os vereadores do PSD são muito eficientes.

Vai formosa e não segura

A esguia Angelina Jolie esteve quase a estatelar-se ao comprido para gaúdio dos fotógrafos, quando se aproximava dos seus fãs, no Festival de Toronto. Os saltos altos trairam a actriz, mas a preciosa ajuda dos seus guarda-costas evitou um dos "flashes" do ano.

Frágil e pouco ágil

Britney Spears voltou a actuar em público no MTV Video Music Awards, que se realizou ontem à noite em Las Vegas. Dizem os criticos que a reaparição, após um ano a braços com problemas pessoais, foi desastrosa. Fora de fora, sem ritmo e com quilos a mais, Britney interpretou o seu novo single («Gimme More»), vestindo (mas pouco) a pele de uma stripper.