01 setembro, 2007

Um homem regenerado

O semanário “Expresso” apresenta com muita discrição na sua última página, uma foto de Pinto da Costa e da sua ex-mulher, Filomena, à saída da igreja de Matosinhos, acompanhada pela notícia que ambos vão...voltar a casar. “A chama do amor entre nós nunca se apagou”, diz o presidente do FC Porto, numa notícia que cheira a “encomenda”. Pinto da Costa parece querer mostrar à sociedade que se regenerou depois da perdição em que caiu nos tempos mais dados a calores nocturnos.

Boas notícias para os azelhas na estrada

Animem-se os nabos do volante ou aqueles que tendo carta continuam a achar que um automóvel devia andar sozinho, comandado pela voz do dono. O carro perfeito está a chegar. Espera-se que dentro de três anos estejam disponíveis nos stands, para as bolsas mais ambiciosas, veículos que evitam obstáculos e estacionam sozinhos, prescindindo de qualquer intervenção humana. O “K.I.T.T”, o inseparável veiculo de David Hasselhoff na série dos anos 80, “Knigth Rider”(“O Justiceiro”, em português), pode, finalmente, ser uma realidade, em pleno século XXI.

BCP de pernas para o ar

O epílogo da fraticida guerra de poder pela liderança no BCP coincidiu com o lançamento da campanha publicitária que, nem de propósito, tem o slogan “Vira a tua vida de pernas para o ar”. O anuncio televisivo, de um novo produto de crédito à habitação, gravado no Parque das Nações, é protagonizado por um tal Ricardo Azevedo, que ao melhor estilo Elvis Presley, surge no topo de um “trio eléctrico”, agarrado à viola a entoar o refrão da música. De facto, a banca assemelha-se, cada vez mais, um poço sem fundo. O maior banco privado português investe mais uns milhões nestes spots e, segundo a imprensa deste sábado, vai contribuir com 600 mil contos de indemnização para a reforma dourada de Paulo Teixeira Pinto, a criatura escorraçada pelo criador, Jardim Gonçalves.

A refém mais famosa do Mundo

Hugo Chávez esteve na Colômbia onde acordou com o seu homólogo Álvaro Uribe o seu novo papel de mediador no eterno conflito que opõe o governo de Bogotá e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia–Exército do Povo ), o maior grupo guerrilheiro, que se auto-intitula uma organização político-militar marxista-leninista de inspiração bolivariana. Neste braço de ferro, a guerra de reféns de parte a parte tem pautado umas negociações condenados ao insucesso. Ingrid Betancourt, é uma das prisioneiras mais conhecidas do mundo e a refém mais mediática na posse da guerrilha, desde 23 Fevereiro de 2002, quando era candidata às presidenciais colombianas.
O presidente venezuelano, que lidera as negociações em articulação como seu homólogo francês, recebe dentro de dias em Caracas um enviado das FARC para negociar a libertação de um grupo de 49 reféns. Sarkozy e Chávez desejam os louros políticos, é certo. Mas era bom ter Ingrid de volta. Boa sorte!

O comprometedor silêncio do Kremlin

A 1 de Setembro de 2004, um comando checheno irrompe numa escola primária em Beslán, na Osétia do Norte, Rússia, fazendo reféns mais de um milhar de crianças e professores, no seu primeiro dia no novo ano lectivo. As negociações falham e a acção acaba em trágédia. O balanço, devastador: 334 mortos, 186 dos quais crianças. As razões do massacre continuam a ser reclamadas por familiares, perante o silêncio do Kremlin.

Vamos nessa, Vanessa!

Vanessa Fernandes soma e segue. Aos 22 anos, a tetra-campeã da europa de Triatlo, venceu hoje em Hamburgo o campeonato mundial de triatlo. Em Pequim, em 2008, se nada de anormal acontecer, pode conquistar o título olímpico. A filha do ex-ciclista Venceslau Fernandes é o exemplo da desportista completa que é a melhor na natação, ciclismo e atletismo. Tivesse Portugal uma estratégia a sério de apoio ao desporto, como a nossa vizinha Espanha teve para os Jogos Olímpicos de Barcelona, e este país seria um "viveiro" de campeões em várias modalidades. Assim, contentamo-nos com fenómenos isolados.

O Paulinho dos vídeos

O CDS não abandona a cauda da tabela dos partidos menos votados, mas não perde de vista a sofisticação do canal da mensagem. Paulo Portas é o protagonista de 3 vídeos de curta duração disponíveis no portal Sapo/Videos e no You Tube. A plantação de transgénicos em Silves, os vetos de Cavaco Silva e a criticas à política monetária do Governo, são alguns dos tópicos abordados. De Paulinho das Feiras, o líder do CDS reinventa-se em Paulinho dos vídeos. Ainda assim, e na nossa modesta opinião, achamos que o contacto com o povão nas feiras, continua a garantir mais votos...
VIDEO - Parte I
VIDEO - Parte II
VIDEO - Parte III