08 agosto, 2007

Leituras aconselhadas na blogosfera

"Portugal dos Pequeninos", da autoria de João Gonçalves, é um dos melhores blogs deste "Planeta" que não pára de crescer. Não podia estar mais de acordo com a análise que o autor faz dos hábitos culturais dos portugueses e da recente moda da adesão a todo o tipo de espectáculos.
Consulte o post: Os "novos públicos"

Bento XVI, um Papa na vanguarda

Rigoroso e ortodoxo na doutrina da fé, Joseph Ratzinger é, por outro lado, um Papa inovador e arrojado no que ao mundo da moda se refere. Bento XVI figura na selecta lista dos 23 homens melhor vestidos do Planeta elaborada pela revista masculina "Esquire". Já em outra categoria, a do "melhor portador de acessórios" do ano, o Santo Padre aparece na primeira posição e segundo os especialistas a "culpa" vai direitinha para os seus sapatos vermelhos de couro. Assistiremos um destes dias a uma passerelle de moda em plena Praça de São Pedro, no Vaticano?

Quando um político sai do armário...

"Chamo-me Gabor Szetey. Sou um fiel húngaro e europeu. Cidadão, funcionário público e membro do Governo. Também sou homossexual". Foi com desassombro que o secretário de Estado para os recursos humanos da Hungria saiu do armário, denunciando a intolerância que sofrem os homossexuais na Europa de leste.
Cá em Portugal, apenas um teve a coragem de divulgar o seu passado de toxicodependente, poucos dias antes de assumir uma pasta governamental. Mentalidades...

O regresso do Calimero

Vai um enorme rebuliço nos “mentideros” políticos desde que passou a figurar na blogosfera um exemplar da autoria de...Pedro Santana Lopes. Sim, esse mesmo, o “menino guerreiro”, que disse ter o corpo “cravado de facadas” das traições a que foi sujeito. Ainda assim, ele continua por aí. Afirma que sai menos vezes à noite, prefere os jantares em família e os longos serões televisivos, já para não falar que mantém a mesma namorada há dois anos. A new man is born? Talvez, but some things never change. PSL perfilha, nas prosas pouco escorreitas que escreve no seu blog, o melhor estilo Calimero, na esteira do que se passou com a famigerada teoria da incubadora, que correspondeu a uma espécie de metáfora do Titanic do seu Governo.
Para os mais curiosos, deixo apenas as transcrições mais dramáticas do seu último post, direitinhas para José Sócrates:
“Coitados dos senhores da imprensa «especializada», perderam o rasto ao actual Primeiro-Ministro. Esclarecem que ao contrário de anos anteriores, não foram informados do destino. Também se fossem, ia dar no mesmo, porque José Sócrates tem a mania de ir para sítios longínquos e perigosos - por exemplo,Quénia,em zona de animais selvagens e ferozes- e os nossos jornalistas da matéria preferem andar por cá”.
O último parágrado do post deixado a 6 de Agosto termina em apoteose e num tom não menos condoído:
“(...)Bem, pois sendo assim, há que ir atrás de quem? Presidente da República? Não, ninguém tem nada com isso!... Presidente da Assembleia? O que é que interessa? Ministros ? Coitados,já chega o que passam durante o ano... Dirigentes da Oposição? Quem? Não, para variar um bocadinho, decidiram fazer outra escolha... Just guess who:claro,o autor deste blogue”.
Lamentamos a pouca regularidade dos posts, mas saudamos o regresso de PSL e do seu inconfundível estilo. Afinal, o que seria da política (à) portuguesa sem ele? O homem já faz parte da "mobília".

Licença para despir e invadir

Um tribunal de Liverpool considerou que invadir recintos desportivos como o homem ou a mulher vieram ao mundo, ou seja, nus, não é “um comportamento anti-social”. Este tipo de invasores desportivos, a maioria de origem britânica, que ataca preferencialmente no torneio de Wimbledon, no rugby ou no Superbowl, tem agora, parafraseando o jornal Daily Mail, "licence to streak".

"El Solitário" cibernauta

Já não se fazem larápios como Jimenez Arbe, também conhecido no mundo do "gamanço" como "El Solitário". Então não é que o homem, em prisão preventiva na lisboeta prisão de Monsanto, exigiu ter na sua cela computador portátil com acesso à internet?
O pedido foi, obviamente, recusado. Os guarda-prisionais já gozam e chegaram mesmo a perguntar-lhe se queria "uma piscina". "El Solitário" queixa-se do lugar de reclusão que lhe destinaram, desagradado com o espaço que lhe coube em sorte. Realmente as autoridades portugueses não têm respeito por quem é importante. Um larápio destes, de alto coturno, devia estar na prisão VIP da Judiciária, na Gomes Freire, em Lisboa. No mínimo.

A frase do dia

«Se o maior banco privado português, com todos os recursos que dispõe, deixa, debaixo dos olhares de todo o mundo, que um problema informático impeça que se realize uma decisiva assembleia geral, como poderíamos ser demasiado exigentes com a nossa sempre debilitada Polícia Judiciária?», David Pontes, Jornal de Notícias, 8 Agosto, 2007