04 agosto, 2007

Uma mulher d’arte e d’ armas

Salta à vista que em Portugal os bufos e os alinhados com a situação são pessoas de sucesso, enquanto os competentes são atirados "borda fora" (*). O caso da ex-directora do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) é elucidativo. Dalila Rodrigues, uma quarentona, quase a tombar para os cinquenta e possuídora de um charme e uma classe contagiantes, foi afastada do cargo por discordar do modelo de gestão do MNAA, um dos mais visitados do país e que desde que Dalila tomou posse ganhou visibilidade, tendo aumentado a qualidade das suas exposições.
Como mulher de fibra e sem papas na língua que parece ser, a ex-responsável do MNAA acusou de “subserviência” as quase duas dezenas de directores dos museus que assinaram uma declaração de solidariedade para com o Ministério da Cultura, explicando que os concursos para a recondução dos cargos estão à porta e há que ter bom comportamento para as comissões de serviço serem renovadas. Mais um exemplo de arrogância e de como uma maioria absoluta pode embriagar o poder político. Dentro de dois anos o povo, que não é parvo, dará a sua sentença.

(*) "borda fora" é uma palavra do léxico de Carmona Rodrigues que usamos com a devida autorização

Técnicas para suportar a canícula

Bem próximo da fronteira portuguesa, em Badajoz, surge uma ideia original que podia ser copiada nas cidades que mais padecem com a canícula. Uma das ruas comerciais mais movimentadas da cidade da Extremadura espanhola tem, desde há dias, instalado um sistema com 200 pontos de pulverização, permitindo com esta espécie de microclima, tornar menos penosa uma ida às compras em pleno Verão, quando os termómetros alcançam temperaturas acima dos 40 graus. Segundo os técnicos, com esta inovação, a temperatura ambiente chega a baixar 10 graus.

A força das imagens

Bush visitou hoje o local da tragédia de Minneapolis. A imagem da ponte destruída e em plano inclinado bem que podia ser a metáfora da trajectória da administração republicana, a praticamente um ano de sair de cena.

A frase do dia

“O PSD sofre de más digestões e até disfunção eréctil”, Francisco José Viegas, Jornal de Notícias, 4 Agosto, 2007

"Expresso" ao domicílio

No meio da habitual quantidade de papéis dispensáveis que integra a edição semanal do "Expresso", também conhecido por "Espesso", um original prospecto chamou-nos a atenção. Então não é que o jornal do dr. Balsemão propõe aos leitores mais comodistas a entrega da edição semanal nas suas casas mediante uma espécie de assinatura mensal ou anual? "Receba o Expresso em pantufas" é o slogan da iniciativa. Não se admirem que se a moda pegar, as ruas das cidades portugueses tenham a circular motinhas da "Pizza Hut" e do "Expresso" nas entregas ao domicilio.

A vereadora radical

Quando a apaniguada e vereadora de Carmona Rodrigues abre a boca, geralmente sai asneira. Gabriela Seara é uma recordista a dizer disparates e alinhou em participar na rubrica “Entrevistas Imprevistas” do semanário “SOL”. Amante dos carros e das motas, como o seu amigo Carmona, Gabriela partilhou com o jornalista e os leitores frases de notável alcance e que aqui deixamos com a devida vénia: “Gosto da ideia de homens grandes, cheios de pó, a sair de um jipe” ou "peguei uma vaca mas gostava mais de rabejar”. Palavras para quê? Arranje-se, imediatamente, um programa para a senhora na SIC-Radical...