15 julho, 2007

O circo Carmona

Carmona e a sua trupe de artistas reformados e candidatos arguidos esteve em grande. O ex-presidente da Câmara conseguiu um impressivo segundo posto, no que pode perfeitamente ser considerado um “case study” da política nacional, depois de ter estado na gestão da autarquia nos últimos 6 anos, deixando-a no estado em que os “alfacinha” sabem. Mas o pior estava para vir: quando Costa estava a anunciar, em directo para as televisões, as suas 10 medidas para a liderança da Câmara, eis que irrompe Carmona rodeado pelos seus apaniguados, distribuindo beijos e abraços. Parecia que era o grande vencedor da noite. Só faltou o fadinho da ordem para abrilhantar a festa. Ainda por cima as TV's, que adoram pão e circo, foram atrás. Que apagada e vil tristeza...

Frase do dia

"O resultado do PSD é catastrófico, mas o de António Costa não é brilhante", Pacheco Pereira, SIC, 15 Julho, 2007

A profecia de Saramago

O nobel da literatura lusa concedeu ao DN neste domingo a sua enésima entrevista no último ano. Anunciada como a única entrevista em exclusivo dada por José Saramago na temporada que passou na sua casa de Lisboa, no Bairro do Arco Cego, esta conversa, conduzida por João Céu e Silva, que curiosamente mora na mesma zona, tem, para além de carradas do habitual pessimismo de escritor, uma profecia medonha: “Portugal acabará por integrar-se na Espanha”, diz, a seco, o nobelizado Saramago, que alvitra ainda que o novo país pode vir a ter o nome de “Ibéria”. Com portugueses excelentíssimos desta estirpe, o país não precisa de inimigos. Afinal, Miguel de Vasconcelos tem seguidores...



Noite negra à direita

Mais uma vez, as sondagens não falharam. António Costa vai mesmo governar a maior câmara do país durante dois anos, a restante esquerda e os independentes mantiveram e consolidaram a sua posição, enquanto o centro direita e a direita foram terrivelmente penalizados. Portas promete que vai reflectir e Mendes vai propor a antecipação de eleições directas no partido. Começam a afiar-se as facas no Caldas e na São Caetano à Lapa.
É facil de adivinhar que perante tamanha instabilidade na oposição, Sócrates vai passear até 2009. E para além disso livrou-se por uns bons 6 anos de um potencial concorrente à liderança dos socialistas.

Interrogações da noite eleitoral

- Vai o director da SIC-Noticias Ricardo Costa abdicar, “por motivos familiares” da sua condição de jornalista/comentador da SIC agora que o seu irmão foi eleito “mayor” da capital?

- Vai António Costa mudar-se da sua casa de Fontanelas para o Principe Real, em Lisboa?

- Vai o patético e circense grupelho de "Carmona & Friends" aliar-se ao governo camarário minoritário?

- Qual será a primeira obra a ser embargada pelo reeleito vereador bloquista, Sá Fernandes?