10 junho, 2007

Sarkozy com os copos?

Uma televisão belga emitiu um video do presidente francês, Nicolas Sarkozy, durante a conferência de imprensa na cimeira dos G-8. A gravação mostra Sarkozy a desculpar-se pelo seu atraso, visivelmente alterado, ofegante e com uns trejeitos suspeitos. Segundo adianta a estação, Sarkozy tinha acabado de sair de um almoço, bem regado pelos vistos, com Vladimir Putin. O curioso é que Sarkozy é abstémio. Veja o video e dê a sua opinião.

Mais um «recado» do PR

Suavemente, para não fazer mossa na «cooperação estratégica» entre São Bento e Belém, o Presidente da República voltou a desferir mais uma «facadinha» no desempenho do Governo de Sócrates ao afimar que «não se resigna aos fracos níveis de crescimento económico». Recorde-se que na mensagem de ano novo o Presidente já tinha exigido ao Executivo resultados nos sectores da Justiça e Educação. Cavaco e os seus assessores lêem a imprensa e ouvem os comentadores, por isso, com este «recado», querem passar a mensagem que Cavaco e Sócrates se entendem, no essencial, mas estão longe de ser siameses, politicamente falando. E é bom lembrar que a procissão ainda vai no adro...

A valsinha das medalhas

Todos os anos é a mesma coisa. O rol de condecorações é extensíssimo e o leque de personalidades o mais abragente possível, desde um cientista, um desportista, passando por um cozinheiro mediático. Nestas comemorações do 10 de Junho, em Setúbal, Cavaco não fugiu à regra, pese embora ter sido mais parcimonioso que Sampaio e Soares, e distingui 37 personalidades e instituições. O músico Rao Kyao, a ex-provedora da Casa Pia, Catalina Pestana, o poeta Fernando Echevarria e o investigador Arsélio Pato de Carvalho, mereceram a «chamada» do inquilino de Belém. Não criticamos o valor dos agraciados, mas sim o critério que preside a que pessoas de áreas tão distintas e de méritos tão diferenciados possam coexistir no mesmo espaço para receber uma insígnia do Estado português, por proposta do Presidente.

Assobios para o Primeiro-Ministro


José Sócrates vaiado durante a cerimónia do 10 de Junho, em Setúbal. O estado de graça acabou?

A mão de Messi